segunda-feira, 28 de abril de 2014

Açúcar O perigo branco

Em meados da década de 70, com a publicação (e o sucesso estrondoso) do livro Sugar Blues,escrito pelo americano William Dufty, o açúcar foi alçado à condição de inimigo número 1 da boa saúde. Era uma obra panfletária contra o que seria, na opinião do autor, o grande problema moderno: o consumo de açúcar refinado. Inúmeros estudos posteriores confirmaram que, se não era o responsável pelo mal-estar da civilização, como exagerava Dufty, o alimento era ainda assim nocivo se consumido puro ou em grandes quantidades. A divulgação desses dados, aliada à imensa popularização das dietas alimentares, fez com que nos últimos vinte anos milhões de pessoas abandonassem ou reduzissem drasticamente o hábito de ingerir açúcar. No Brasil, o consumo per capita anual de açúcar despencou de cerca de 16 quilos, em 1988, para pouco mais de 8 quilos, em 2003. As pesquisas mais recentes na área de nutrição e metabologia mostram que o alimento, principalmente em excesso, está associado a obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares, entre outros males. "O açúcar é um alimento calórico e sem nenhum valor nutricional. Por isso, o melhor a fazer é comer pouco", disse a VEJA o médico americano Walter Willett, autoridade mundial em alimentos e professor dos departamentos de epidemiologia e nutrição da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Além do risco de engordar, há ainda outro ponto que reforça a necessidade de moderação no consumo de açúcar. A ausência de nutrientes faz com que ele seja digerido quase que instantaneamente, o que provoca uma rápida elevação nos níveis de glicemia e otimiza o depósito de gordura nas células. As alterações na glicemia, porém, não são exclusividade do açúcar. Todos os alimentos que apresentam carboidratos em sua constituição também provocam esse efeito – em maior ou menor grau. Para avaliar o impacto sobre a glicemia desse açúcar escamoteado em cada alimento, uma equipe de pesquisadores de Harvard, da qual o nutrólogo Walter Willett faz parte, criou um conceito chamado carga glicêmica. Trata-se de um instrumento capaz de dimensionar quanto uma determinada porção de alimento eleva as taxas de glicose no sangue. Um dos efeitos nocivos da subida rápida e exagerada da glicose sanguínea é o aumento da secreção de insulina pelas células do pâncreas. Esse hormônio é responsável por jogar a glicose para o interior das células, onde ela será metabolizada para se transformar em energia. Insulina em excesso pode baixar as taxas de glicemia rápido demais, o que abre o apetite e faz com que a pessoa coma novamente – e engorde. Além disso, há o risco do desenvolvimento de uma condição chamada resistência à insulina, que pode levar ao diabetes. Esta reportagem traz, com base nas descobertas mais recentes, as respostas às perguntas mais freqüentes sobre o açúcar, o perigo branco ou, muitas vezes, invisível.

1 Por que o açúcar é um vilão?
O problema do açúcar, em especial o refinado, é que ele é 100% caloria, sem valor nutricional. Quando consumido regularmente em grande quantidade ou puro, ele deflagra uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, e esta, à hipertensão, ao diabetes e até a alguns tipos de câncer. Isso é sabido pela medicina há muitas décadas. O que existe de novo no estudo do metabolismo do açúcar no corpo vem da medição exata de como outros alimentos podem produzir os mesmos efeitos adversos do doce pó branco.

2 O consumo de açúcar causa automaticamente aumento de glicose no sangue?
Alimentos com alto teor de açúcar, além de ser calóricos, promovem, sim, um aumento rápido dos níveis de glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia para o corpo humano. Ela é obtida a partir principalmente dos carboidratos – grupo do qual o açúcar faz parte. A glicose só pode ser utilizada pelas células, onde se transforma em energia, na presença do hormônio insulina. Pessoas com sobrepeso, obesidade ou predisposição genética estão mais propensas a desenvolver resistência à insulina. Uma descoberta recente explica as razões: a gordura em excesso funciona como uma glândula produtora de hormônios que desregulam o apetite, como a leptina, a resistina e a adiponectina. A resistência à insulina caracteriza-se pela dificuldade das células do organismo em reconhecer o hormônio, o que pode levar ao acúmulo de glicose no sangue e, conseqüentemente, a uma produção exagerada de insulina. O açúcar de açucareiro não é o único alimento responsável por elevar as taxas de glicose no sangue. Na década de 80, a ciência da nutrição desenvolveu um instrumento, batizado de índice glicêmico, ou IG, capaz de medir a velocidade com que cada alimento aumenta os níveis da glicemia. Depois surgiu outra ferramenta ainda mais prática, a carga glicêmica, ou CG, que avalia as alterações na glicemia causadas por uma determinada porção do alimento.

3 Todos os alimentos que contêm açúcar elevam os níveis de glicose na mesma proporção?
Os alimentos que contêm carboidratos aumentam a glicemia, sem exceção. Entre eles, estão até mesmo os insuspeitos hortaliças e grãos. O impacto dos diversos alimentos sobre as taxas de glicose sanguínea, no entanto, é variável (veja tabelas). Depende da velocidade com que essas comidas são digeridas. Quanto mais rápido, maior é o pico glicêmico. Dentre os fatores que alteram esse índice estão a presença ou não de gordura, fibras insolúveis e proteínas, a forma de preparo e a combinação desses itens com outros à mesa. Por exemplo: a batata cozida apresenta carga glicêmica maior que a da batata frita, porque é isenta de gordura. A mesma batata cozida terá teor glicêmico menor se consumida com casca ou acompanhada de uma fonte de proteína, como um bife. O macarrão feito à base de trigo refinado tem carga glicêmica maior que a versão integral da massa bem cozida. Esta, por sua vez, terá carga glicêmica maior, se comparada com o macarrão integral servido al dente (pouco cozido).

4 O açúcar causa diabetes?
O consumo exagerado de açúcar é parte de uma série de fatores que provocam a doença. Ele é talvez um atalho, o caminho mais rápido para a obesidade, que abre a porta para a resistência insulínica e para o diabetes. Sem que possa ser usada adequadamente pelas células para produzir energia, a glicose mantém-se na corrente sanguínea, obrigando o pâncreas, órgão no qual se localizam as células responsáveis pela produção de insulina, a secretar quantidades cada vez maiores da substância. Caso esse processo seja experimentado pelo organismo por muitos anos, a instalação do diabetes é quase inevitável. Ainda assim, as pessoas com blindagem genética à doença podem viver muitos e muitos anos sem que seu organismo acuse o golpe do abuso de açúcar na dieta. Essa blindagem pode ser reproduzida, mesmo em pessoas com diabetes, com o auxílio de medicamentos. Assim, com a doença sob controle, alguns diabéticos podem ocasionalmente comer doces sem maiores danos ao organismo.

5 É indicado reduzir a ingestão de
alimentos ricos em carboidratos?
Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo. A pirâmide nutricional preconiza que cerca da metade das calorias diárias deve ser consumida sob a forma de carboidratos – preferencialmente os alimentos de baixa carga glicêmica, como os integrais ricos em fibras. Para uma alimentação saudável, no entanto, deve-se levar em conta também a quantidade de calorias e de gordura contida nos alimentos. Não adianta encher o prato com alimentos de baixo teor glicêmico, se esse prato estiver cheio de fatias suculentas de picanha ou de uma quantidade de calorias maior do que o recomendável. Um estudo da Universidade de Sydney, na Austrália, publicado recentemente na revista científica Archives of Internal Medicine,concluiu que dietas de emagrecimento à base de alimentos com carga glicêmica baixa são mais eficientes. A pesquisa acompanhou 129 pessoas com sobrepeso ou obesidade, com idade de 18 a 40 anos, divididas em quatro grupos, com cardápios diferentes cuja composição variava de acordo com a quantidade de proteínas e carboidratos de alto ou baixo teor glicêmico. A perda de peso promovida por todos os regimes foi semelhante. A diferença é que os cardápios de carga glicêmica mais baixa proporcionaram até o dobro da queima de gordura nos primeiros três meses. Ou seja, proporcionaram um emagrecimento mais rápido e mais saudável.

6 Quais são os melhores substitutos do açúcar refinado, fora os adoçantes?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar refinado não ultrapasse 10% do consumo diário total de calorias. Isso equivale, numa dieta de 2.000 calorias diárias, a quatro colheres de sopa rasas, aproximadamente. Essa porção inclui tanto a colherinha que adoça o cafezinho de manhã quanto o açúcar usado na receita do bolo ou na do molho de tomate. Por isso, se o objetivo é reduzir calorias e obter um sabor mais próximo ao do açúcar, uma opção é o açúcar light, que mistura o alimento refinado e adoçante. O açúcar refinado também pode ser substituído pelo mascavo ou por mel. A vantagem é que, enquanto o açúcar refinado não contém vitaminas nem sais minerais, o mascavo e o mel possuem. A desvantagem é que, como eles apresentam um poder edulcorante menor, as pessoas são tentadas a usá-los em maior quantidade.

7 As bebidas alcoólicas também
elevam a glicose no sangue?
Boa parte das bebidas alcoólicas é composta de carboidratos provenientes do trigo ou da cevada, da uva ou do milho. É o caso, por exemplo, da cerveja, do vinho e do uísque, respectivamente. É por isso que o consumo de álcool pode alterar os níveis de glicose no sangue. Um copo de cerveja, por exemplo, eleva 50% mais os níveis de glicose no sangue do que uma colher de sopa de açúcar. Para metabolizar o álcool, o organismo consome muita energia. Para isso, tem de recorrer aos estoques de glicose armazenados no fígado e nos músculos. Quando isso ocorre, a pessoa pode ser acometida por tontura, mal-estar, fraqueza e dores no corpo – a ressaca, para ser mais direto.

8 O açúcar vicia?
Por causa do aumento nos níveis de dopamina e serotonina, substâncias produzidas no cérebro e que estão associadas ao prazer e ao bem-estar, o açúcar pode, de fato, viciar. Mas a dependência criada pela sensação de bem-estar e prazer decorrente do consumo de açúcar é mais de ordem psicológica do que química.

9 Por que gostamos tanto de doces?
O atual plantel de seres humanos é resultado de milhares de anos de evolução durante os quais, em diversas fases, comer alimentos adocicados foi vital para a sobrevivência. A humanidade, portanto, está programada para comer doces. A língua e o nariz são forrados de células que têm a função de detectar o sabor e o aroma dos doces. As razões para essa preferência ancestral são duas. Os doces são ricos em glicose, a principal fornecedora de energia para as células. Além disso, o sabor adocicado servia de indicador para que nossos ancestrais pudessem distinguir os alimentos saudáveis dos venenosos e estragados. A diferença básica entre a situação atual e a dos primórdios da evolução humana é a abundância. Os humanos primitivos comiam doces misturados às fibras dos frutos e sempre enfrentavam escassez calórica. Hoje, come-se açúcar não apenas em excesso, mas em concentrações com alto grau de pureza e sem a presença das fibras.

10 Uma interrupção no consumo
de açúcar pode levar à depressão?
Se a dieta exigir o corte radical dos carboidratos (e não apenas do açúcar), isso pode ocorrer. A explicação dos especialistas está na química cerebral. Os carboidratos funcionam como matéria-prima indispensável à síntese de serotonina, o neurotransmissor associado à sensação de bem-estar. Uma queda brusca na oferta desse nutriente pode levar a uma redução considerável nas taxas de serotonina e, com isso, suscitar sintomas de depressão. Além disso, o consumo de doces, especificamente, eleva as taxas de outro neurotransmissor: a dopamina, associada à sensação de prazer. Essa relação explica, por exemplo, por que pessoas com sintomas de depressão ou alterações de humor muitas vezes aumentam o consumo de doces.

11 Adoçante artificial causa câncer?
Ratos submetidos a doses elevadas do adoçante ciclamato apresentaram alta incidência de leucemia. Os especialistas, porém, dizem que, para produzir o mesmo efeito em seres humanos, o ciclamato teria de ser consumido em doses diárias descomunais por décadas a fio. Como toda substância química, os adoçantes devem ser ingeridos com cuidado. Alguns apresentam sódio em sua composição, o que pode aumentar a retenção de líquidos e os níveis da pressão arterial. Por isso, pacientes hipertensos devem preferir adoçantes sem a substância. Alguns adoçantes, como o aspartame e o sorbitol, não são totalmente isentos de calorias. A frutose e o sorbitol podem alterar a glicemia e, por isso, não são recomendáveis para os diabéticos. Como não há estudos que comprovem a segurança do uso de adoçantes e produtos dietéticos por mulheres grávidas, os especialistas recomendam que seu consumo seja moderado durante a gestação.

12 Quais as teses sobre o açúcar propostas no livro Sugar Blues que ainda permanecem atuais?
O tom usado pelo jornalista americano William Dufty (que morreu de câncer em 2002) é panfletário. Sugar Blues é um manifesto de ódio ao alimento. Só para se ter uma idéia da intensidade de suas críticas, Dufty comparava os produtores de açúcar aos traficantes de drogas. Além disso, culpava o alimento pelos mais diversos males – de dores de cabeça a doenças psiquiátricas graves, do diabetes a distúrbios cardiovasculares, passando pelas alergias, inflamações e fadiga. Em defesa de suas teses, ele recorreu a uma centena de estudos científicos. O problema é que, muitas vezes, ele fez uma análise deturpada desses trabalhos – como aquela em que Dufty sugeria que o açúcar pode levar à esquizofrenia. O mérito de Sugar Blues foi chamar a atenção do público para o assunto.
Fontes: Alfredo Halpern, endocrinologista; Ana Maria Lottenberg, nutricionista; Ana Paula Machado Lins, nutricionista; Ariane Severinenutricionista; Carlos Alberto Werutsky, nutrólogo; Edson Credídio, nutrólogo; Freddy Eliaschewitz, endocrinologista; Geraldo Medeiros, endocrinologista; Henrique Suplicy, endocrinologista; Jorge Horii, engenheiro agrônomo; José Alves Lara Neto, nutrólogo; Mariana del Bosco, nutricionista; Patrícia Bertolucci, nutricionista; Renato Sabbatini, neurocientista; Walmir Coutinho, endocrinologista; Yotaka Fukuda, otorrinolaringologista

Do romance entre uma atriz de cinema e um jornalista americano nasceu um dos livros mais famosos da literatura sobre nutrição: Sugar Blues, o primeiro a apontar o açúcar como o grande vilão da boa saúde, escrito por Willian Dufty e publicado nos Estados Unidos, em 1975. Desde então, já foi vendido 1,5 milhão de cópias ao redor do mundo. No início da década de 70, Dufty conheceu a atriz Gloria Swanson numa festa em Los Angeles. Ela não comia açúcar e ele era um "viciado" em doces. Apaixonado, Dufty cortou o alimento de sua dieta e vasculhou toda a literatura sobre o assunto. O material serviu de base para o seu manifesto. O título é uma referência aos efeitos depressivos da privação de doces nas dietas, o que leva a seu consumo regular e crescente.

MITOS E VERDADES SOBRE O METABOLISMO
O SER HUMANO NASCE COM UM ESTOQUE FIXO DE INSULINA – Falso. A produção do hormônio insulina é ilimitada, mas a quantidade de células produtoras do hormônio é fixa. Em pessoas saudáveis, a produção do hormônio insulina acompanha os altos e baixos das taxas de glicose a que o organismo está sujeito durante o dia e a noite – e esse ritmo é constante. Já a quantidade das células produtoras de insulina, as beta, é limitada – mantém-se inalterada do nascimento à morte. Além disso, elas não se regeneram naturalmente. No diabetes tipo 1, há uma destruição total dessas células. Por isso, os diabéticos têm de recorrer às injeções de insulina. No diabetes tipo 2, as células beta são destruídas progressivamente  
BEBER LÍQUIDO DURANTE AS REFEIÇÕES CRIA BARRIGA – Falso. Beber mais de um copo de líquido durante as refeições não é saudável, mas não promove o acúmulo de tecido adiposo na região abdominal. O consumo excessivo de líquido dilui os sucos gástricos, o que pode comprometer a digestão dos alimentos, e leva à dilatação momentânea do estômago, o que pode causar mal-estar. Tudo volta ao normal depois que o líquido for absorvido  
O EFEITO SANFONA DESACELERA O METABOLISMO E DIFICULTA A PERDA DE PESO – Verdadeiro. Perder muito peso e voltar a engordar em pouco tempo pode desregular o ritmo metabólico. Quando uma pessoa emagrece e não pratica exercícios físicos, pode haver perda de músculo – de todos os tecidos do organismo, o que mais consome energia. Quando o peso é recuperado, dificilmente a musculatura se recompõe. Com isso, o gasto calórico diário torna-se menor e voltar a emagrecer fica mais difícil  
PARAR DE FUMAR ENGORDA – Em parte. Assim como alguns alimentos, a nicotina estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar. Parar de fumar leva a uma baixa dos níveis da substância no cérebro, além de provocar alterações no humor. Para suprir a falta do neurotransmissor, é comum que ex-fumantes recorram a quantidades exageradas de doces, especialmente chocolate. Com isso, engordam
O CAFÉ ACELERA O METABOLISMO – Verdadeiro. A cafeína, um dos principais compostos do café, é um estimulante. Seu consumo acelera o metabolismo basal, a energia gasta em funções vitais, como os batimentos cardíacos e a digestão. Esse consumo de energia não é suficiente para promover a queima de gordura. Ou seja, sozinho o café não emagrece. Isso pode ocorrer se seu consumo estiver associado à prática regular de exercícios físicos  
O IDEAL É SE ALIMENTAR DE TRÊS EM TRÊS HORAS – Verdadeiro. Os médicos aconselham fazer seis refeições por dia. Nos intervalos entre o café-da-manhã, o almoço e o jantar deve-se fazer lanches leves. Com isso, o metabolismo mantém-se ativo durante todo o dia  
O NÚMERO DE BATIMENTOS CARDÍACOS ESTÁ PREDETERMINADO AO NASCIMENTO – Falso. Não se sabe de onde nem quando surgiu esse mito. O que se tem por certo é que o coração de um adulto saudável bate, em média, de sessenta a 100 vezes por minuto. Obviamente, há situações em que ele trabalha num ritmo mais acelerado, como na prática de exercícios físicos. Em outras ocasiões, como durante o sono, o coração tende a bater mais lentamente. Em nenhum desses casos, isso significa que se está gastando ou economizando batimentos cardíacos  
Fontes: Walmir Coutinho, endocrinologista,
Rosana Costa, nutricionista, e Nabil Ghorayeb, cardiologista
via:http://veja.abril.com.br/300806/p_088.html










Os malefícios do açúcar branco

Que o açúcar branco faz mal para a saúde isso todos nós já sabemos. Mas, quais são realmente os malefícios do açúcar e de que formas ele pode acabar com a sua saúde?
Os maleficios do açucarAlém de destruir a homeostase do organismo (manutenção de condições estáveis para as células), o excesso de açúcar pode causar várias outras consequências graves no seu organismo.

Conheça agora os malefícios do açúcar branco

Segue uma lista de problemas metabólicos causados pelo açúcar branco, retirados de várias revistas médicas e outras publicações científicas, para que você entenda melhor o que este vilão pode fazer no seu organismo.

76 modos do açúcar acabar com sua saúde:

1. Pode desativar o seu sistema imunológico e prejudicar suas defesas contra doenças infecciosas.
2. Desorganiza as relações entre os sais minerais no organismo: provoca deficiência de cromo e cobre; interfere na absorção de cálcio e magnésio.
3. Pode provocar um aumento rápido de adrenalina, de hiperatividade, de ansiedade, de dificuldade de concentração e de irritabilidade em crianças.
4. Pode provocar um aumento significativo no nível total de colesterol, triglicerídeos e mau colesterol, e reduzir o do bom colesterol.
5. Provoca a perda de elasticidade e funcionalidade dos tecidos.
6. Alimenta as células cancerosas e está relacionado ao desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata, reto, pâncreas, trato biliar, pulmão, vesícula e estômago.
7. Pode aumentar o nível sanguíneo de glicose em jejum e provocar, como reação, hipoglicemia.
8. Pode piorar a visão.
9. Pode provocar muitos problemas do trato gastrointestinal, como gastrite, indigestão, má absorção em pacientes com doença intestinal funcional, aumento do risco de doença de Crohn, colite ulcerativa.
10. Pode provocar o envelhecimento prematuro.
11. Pode levar ao alcoolismo.
12. Pode acidificar a saliva, estragar os dentes e provocar doença periodontal (das gengivas).
13. Contribui para a obesidade.
14. Pode provocar doenças autoimunes como artrite, asma e esclerose múltipla.
15. Ajuda muito na infecção descontrolada de Candida Albicans (fungo).
16. Pode provocar cálculos de vesícula.
17. Pode provocar apendicite.
18. Pode provocar hemorróida.
19. Pode provocar varizes.
20. Pode elevar a resposta de glicose e insulina em usuárias de contraceptivos orais.
21. Pode contribuir para a osteoporose.
22. Pode provocar uma queda na sensibilidade à insulina, provocando assim um nível elevado e anormal de insulina e, finalmente, diabetes.
23. Pode reduzir o nível de vitamina E.
24. Pode aumentar a pressão sanguínea sistólica.
25. Pode provocar sonolência e redução da atividade em crianças.
26. Sua ingestão elevada aumenta o nível de produtos glicosados avançados – PGA (moléculas de açúcar que se ligam às proteínas do corpo), danificando-as.
27. Pode interferir na absorção de proteínas.
28. Provoca alergias alimentares.
29. Pode provocar toxemia durante a gravidez.
30. Pode contribuir para o eczema em crianças.
31. Pode provocar aterosclerose e doença cardiovascular.
32. Pode prejudicar a estrutura do DNA.
33. Pode modificar a estrutura das proteínas e causar uma alteração permanente na maneira como agem no corpo.
34. Pode fazer a pele envelhecer ao mudar a estrutura do colágeno.
35. Pode provocar catarata e miopia.
36. Pode provocar enfisema.
37. Sua ingestão elevada pode prejudicar a homeostase fisiológica de vários sistemas do organismo.
38. Reduz a capacidade de funcionamento das enzimas.
39. Sua ingestão é mais alta em portadores de mal de Parkinson.
40. Pode aumentar o tamanho do fígado ao fazer as células do órgão se dividirem e aumentar o nível de gordura no mesmo.
41. Pode aumentar o tamanho dos rins e produzir mudanças patológicas no órgão, como a formação de cálculos renais.
42. Pode danificar o pâncreas.
43. Pode aumentar a retenção de fluidos no organismo.
44. É o inimigo nº 1 do funcionamento do intestino.
45. Pode danificar o revestimento dos capilares.
46. Pode deixar os tendões mais frágeis.
47. Pode provocar dores de cabeça e enxaquecas.
48. Pode reduzir a capacidade de aprendizado, afetar negativamente as notas das crianças e provocar transtornos de aprendizagem.
49. Pode provocar o aumento das ondas cerebrais delta, alfa e teta e assim alterar a capacidade de pensar com clareza.
50. Pode provocar depressão.
51. Pode aumentar o risco de gota.
52. Pode aumentar o risco do mal de Alzheimer.
53. Pode provocar desequilíbrio hormonal, como aumentar o nível de estrogênio em homens, exacerbar a TPM e reduzir o nível de hormônio do crescimento.
54. Pode provocar tonturas.
55. As dietas ricas em açúcar aumentam os radicais livres e o estresse oxidativo.
56. As dietas com muita sacarose em indivíduos com doença vascular periférica aumentam significativamente a adesão das plaquetas.
57. Seu consumo elevado por adolescentes grávidas pode levar a uma redução substancial da duração da gravidez e está associado à duplicação do risco de ter um bebê pequeno demais para a idade gestacional.
58. É uma substância que vicia.
59. Pode embebedar, como o álcool.
60. Dado a bebês prematuros pode afetar o volume de dióxido de carbono que produzem.
61. Seu consumo em excesso pode aumentar a instabilidade emocional.
62. É transformado em quantidade 2 a 5 vezes maior de gordura na corrente sanguínea do que o amido.
63. Sua absorção rápida promove a ingestão excessiva de comida em obesos.
64. Pode piorar os sintomas de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
65. Afeta negativamente a composição de eletrólitos da urina.
66. Pode reduzir a capacidade de funcionamento das glândulas adrenais.
67. Tem potencial de provocar processos metabólicos anormais em indivíduos saudáveis normais e promover doenças crônicas degenerativas.
68. A alimentação intravenosa com água açucarada pode interromper o fluxo de oxigênio para o cérebro.
69. Pode aumentar o risco de poliomielite.
70. Sua ingestão elevada pode provocar convulsões epilépticas.
71. Provoca pressão alta em pessoas obesas.
72. Em unidades de tratamento intensivo, a limitação de açúcar salva vidas.
73. Pode provocar a morte celular.
74. Em centros de reabilitação juvenil, quando as crianças passaram para uma dieta com pouco açúcar houve uma queda de 44% do comportamento antisocial.
75. Desidrata recém nascidos.
76. Pode provocar males das gengivas.
Fonte principal: Nancy Appleton, Ph.D. Autora do livro Lick The Sugar Habit nancyappleton.com
                                                          via;http://www.blog.vivaplenamente.com/os-maleficios-do-acucar/

Os males da soja. Sim, eles existem

Existe todo um imaginário popular em torno das comidas “saudáveis”, mas é sempre difícil medir até onde vão esses benefícios. A sabedoria popular muda de pessoa para pessoa, ninguém consegue dizer o que faz bem e o que faz mal – todos os alimentos parecem ter contra-indicações. Estranhamente, nunca tinha visto alguém falar mal da soja.
A heroína dos grãos é tida como o arauto da saúde, o algoz de todos os males da alimentação e, por isso, muitas vezes figura nas dietas e planos alimentares. Ao menos, essa era a minha percepção e de muitas com quem já conversei sobre o assunto. Até eu ler um artigo que mostra que a realidade não é bem assim.
Dr. Alexandre Feldman é clínico geral e especialista em distúrbios como a enxaqueca, tendo algumas publicações na área. Esse artigo joga uma luz nessa febre que vemos hoje em dia, onde pessoas colocam soja onde podem, afirmando que “é uma ótima fonte de proteínas” ou então que “é uma sabedoria milenar oriental”, coisas do gênero.
Sim, de fato algumas culturas usam muita soja, mas geralmente a forma “saudável” dela: molhos (shoyu) emissô, derivados a partir de um processo de fermentação. O grão da soja é rico em substâncias que inibem a enzima tripsina, que se bem me lembro das aulas de Biologia do colégio, é essencial na digestão pois é responsável por quebrar as proteínas. Sem digerir bem as proteínas, o organismo fica vulnerável a doenças.
Além dessas substâncias, a soja contém hemaglutinina, que aumenta a viscosidade do sangue e a probabilidade de coagulação. Também encontramos fitatos ou ácidos fíticos (presentes em todas as sementes), que impedem a absorção de substâncias vitais como magésio, ferro, cálcio e zinco. Os problemas que podem surgir são vários: enxaquecas, osteoporose e anemia.
Tudo muito bom... ou não?
Aparentemente, o único modo de se livrar totalmente dessas substâncias é através dafermentação, de onde saem o shoyu e o missô. Nem o queijo mais hype das dietas, o tofu, está livre. No seu preparo, as substâncias nocivas não são retiradas por completo, e recomenda-se lavar bem a peça antes de comer.
O leite de soja, então, parece ser dos piores: o preparo destrói as proteínas, não elimina os antinutrientes e utiliza substâncias a base de petróleo, cancerígenas.
Não sou nem um pouco adepto de teorias conspiratórias, mas é interessante observar que a “febre da soja” e a estranha falta de discussão sobre seus males coincide com essa que é há anos a maior industria de agronegócio do Brasil. Sendo que 80% de sua produção se concentra na região sul.
Plantação de soja
Lembro de alguns anos atrás meu pai comentar “Pra que plantar tanta soja? Quem é que come soja?”. Pois é, pelo jeito muita gente come, e o perigo pode ser grande para aqueles que abusam do grão, seja para emagrecer, para basear uma dieta vegetariana ou simplesmente para ter uma alimentação mais saudável de acordo com a Capricho.


   fonte:http://www.ufrgs.br/vies/vies/

Global Dimming - Escurecimento Global

Poucos ouviram falar sobre isto, mas peço que leiam. O fim da humanidade pode estar próximo se nada fizermos. Um fenômeno que os cientistas se recusavam a acreditar está acontecendo. É um paradoxo incrível, que envolve o aquecimento global e que somente agora os cientistas estão aceitando discutir.
Sei que a leitura pode ser um pouco chata no começo, mas aguente até o fim, que você ficará surpreso!
Nuvens
As nuvens do céu. Cada vez mais poluídas e prejudiciais.
Todos se lembram do dia 11/9. Após este dia, todos os aviões dos EUA não decolaram nos 3 dias seguintes. Nestes 3 dias, o clima em todo os EUA foi bom e limpo. O pesquisador David Travis, que trabalha com o rastros deixados pelos aviões no céu a muitos anos, não perdeu esta chance única e registrou nestes 3 dias, que além de céu limpo, a temperatura em todo os EUA tinha subido 1º C. Pensem bem, a temperatura subiu 1º C em 3 dias!
Em 1950, em Israel, o pesquisador Gerry Stanhill, mediu a incidência de radiação solar no solo da recém-criada nação para a construção de canais de irrigação. Na década de 90, ele resolveu medir novamente, para ver se seus números ainda estavam válidos. Para seu espanto, estava incidindo 22% menos radiação solar em 1990 que em 1950. Ele publicou seus trabalhos e eles foram ignorados pela comunidade científica. Como, com todo mundo discutindo o aquecimento global, um cientista afirma que em Israel a radiação solar está 22% mais fraca? Israel teria que estar congelando se fosse verdade. Tinha que haver algo errado.
Na Alemanha, a pesquisadora Beate Lieper, encontrou paralelamente ao pesquisador israelense, este mesmo problema. Ela mediu a incidência de raios solares nos Alpes da Bavária e verificou que eles estavam mais fracos. Como era de esperar, seus resultados foram desprezados pela comunidade científica.
Estava acontecendo na Alemanha e em Israel, os pesquisadores começaram a procurar sobre o assunto independentemente. Eles encontram os mesmos dados: de 1950 a 1990, o nível de radiação solar incidente sobre a Terra tinha caído: 9% na Antártica, 10% nos EUA, quase 30% na Rússia e 16% em partes das ilhas Britânicas. Era um verdadeiro fenômeno global, e Gerry deu um nome acertado: Global Dimming ou Escurecimento Global. Ainda assim, a resposta dos outros cientistas era a de não acreditar.
Havia um motivo para isto. Se estivesse tendo menos radiação solar incidindo sobre a Terra, o mundo deveria ficar mais frio. Além disto, os cientistas sabiam que a Terra estava ficando mais quente, devido o aquecimento global. Estes cientistas estavam contradizendo o aquecimento global. Mas na verdade, este não era o único fenômeno a contradizer o aquecimento global.
Na Austrália, os biólogos Michael Roderick e Graham Farqurar, que trabalham com a Taxa de Evaporação de Panela, que nada mais é que a medição da quantidade de água que precisa-se colocar todos os dias em um local com água para ele voltar ao nível do dia anterior, verificaram que esta taxa estava diminuindo. Os dados que eles utilizaram estão sendo coletados não a alguns anos, mas a 100 anos. Este é mais um paradoxo: como a taxa de evaporação da água nas panelas diminuía se a temperatura dos planetas está subindo? A conclusão dos biólogos foi a seguinte: se a taxa está caindo, deve ser porque está incidindo menos radiação no solo.
As medições da Taxa de Evaporação de Panela estavam ligadas ao Escurecimento Global? Neste momento entra em ação o destino ou o que você preferir. Um dos biólogos tinha ido a biblioteca procurar um artigo e não o encontrou, mas achou por acaso, no local em que estava procurando, um artigo com o titulo: "Evaporação Perde Força", que reportava o declínio da TEP sobre a Rússia, EUA e Leste Europeu! O artigo fez a ligação dos dados dos que mediram a diminuição da incidência da luz solar com a TEP. Não havia mais dúvida sobre a veracidade do Escurecimento Global.
TEP
Fazendeiro verificando a Taxa de Evaporação de Panela, que diminui apesar do nosso planeta estar aquecendo.
Mas o que está causando isto? O Sol não emitiu menos radiação, assim o culpado tem de estar na Terra. Na busca pela resposta, um dos maiores climatologistas do mundo, Veerabhadran Ramanathan, da Universidade da Califórnia, foi procurar a resposta na Ilhas Maldivas, que são na verdade milhares de ilhotas no oceano Índico. Estas ilhotas são desertas, mas na verdade, as do norte são atingidas por uma corrente de ar poluído (que tem 3 quilômetros de altura) vinda da Índia, e as do sul são atingidas por uma corrente de ar puro e limpo, vinda da Antártica. Assim, a poluição poderia ser a responsável. Queimar combustível não produz somente a poluição invisível, responsável pelo aquecimento global, mas também produz a radiação visível, pequenas partículas de fuligem e outros compostos. Depois de quatro anos de pesquisas, os resultados foram publicados: As ilhas do norte, devido as nuvens de poluição de 3 Km de espessura, recebiam 10% menos energia que as do sul. Os pesquisadores esperavam um resultado de 0,5 a 1%, mas ele foi 10x maior! As nuvens estavam tornado-se espelhos gigantes que além de refletir de volta os raios solares, podiam alterar o padrão de chuvas globais. Isto é realmente um desastre.
Muitos dos que estão lendo esta matéria, devem ficar chocados ao ver a foto abaixo e lembrar-se do desastre bíblico que atingiu a planície de Sahel na Etiópia, ocorrido em 1984. O mundo ficou chocado. Hoje, existe reais evidências de que tudo foi causado pelo escurecimento global. Vamos entender porquê. Durante a maior parte do tempo, Sahel é completamente seca, mas as monções trazem a vida, com chuvas abundantes ao local. Com as nuvens refletindo a luz, as monções não ocorreram ano após ano, e o resultado foi a fome e a morte de milhares de pessoas. Na verdade eu simplifiquei bem a explicação. Quem quiser saber em detalhes, recomendo que vejam o documentário. Este princípio da falta de monções é aplicado a uma região da Ásia que possuiu 3.6 bilhões de pessoas. Veja bem, se as monções não chegarem a Ásia, 3.6 BILHÕES de pessoas sofrerão e este sim, será um desastre global.
Fome_grande
Milhares de pessoas morreram na Etiópia em 1984, devido a seca causada pelo escurecimento global.
FomeFome
Muitas crianças perderam a vida, secando até morrerem
Assim o que devemos fazer? Acabar com a poluição lançada ao ar, o que não é difícil de fazer, e na verdade já esta sendo feito. Veja o protocolo de Kyoto, a batalha de Arnold Schwarzenegger, o governador da Califórnia, pelas causas ambientais (leiam a revista Superinteressante deste mês que ela trás uma matéria legal sobre este assunto), e o uso de instrumentos catalisadores que na Europa já está sendo feito em larga escala. Estas medidas diminuiram visivelmente a poluição visível. Uma boa notícia para o Sahel e os países das monções. Nos últimos anos as secas não tem sidos tão duras nestes locais.... mas aqui começa o grande paradoxo. Embora o Escurecimento Global seja uma ameaça a humanidade, ele parece estar nos protegendo de outra ameaça, o aquecimento global!!!! Meus leitores, leiam novamente a frase anterior e reflitam.
O pesquisador David Travis (aquele que falei no primeiro parágrafo, sobre o 11/9) foi o primeiro cientista a prever como seria o mundo sem o escurecimento global. Durante 15 anos ele estudou as trilhas de fumaça deixadas por aviões a grandes altitudes. Uma sozinha não assusta, mas quando elas se juntam, podem cobrir o céu. Existem fotos em que até 70% do céu da Califórnia esta encoberto por nuvens produzidas por aviões. Mas o que podemos esperar destes resultados? Lembra do 11/9, quando durante 3 dias todas as aeronaves dos EUA ficaram no chão? Travis mediu que neste período o céu ficou ensolarado e a temperatura subiu 1º C. Neste 3 dias, o céu dos EUA teve uma drástica queda no escurecimento global.
Tra�os de avi�oTra�os de avi�o
Exemplos de traços deixados por aviões e jatos. No sul da Califórnia, existem dias em que 70% das nuvens do céu são formadas pela união de rastros de aeronaves.
Vamos pensar. Se a temperatura subiu em 3 dias 1ºC apenas porque os aviões dos EUA ficaram no chão, imagine o poder que o escurecimento global tem. Vamos supor que ocorra isto no mundo todo e teremos uma resposta rápida no aumento da temperatura.
Este é o problema: RESOLVE-SE O PROBLEMA DO ESCURECIMENTO GLOBAL E O MUNDO PODE FICAR CONSIDERAVELMENTE MAIS QUENTE.
Polui��o
Milhares de toneladas de gases do efeito estufa são emitidas diariamente por fábricas.
Isto não é teoria, na verdade já está acontecendo. Nos países do oeste da Europa, os habitantes estão diminuindo a poluição visível, o que causou uma melhor qualidade do ar que eles respiram, com a redução, mesmo que pequena, do escurecimento global. Mas o desastre ocorreu no verão de 2003, numa onda de calor sem precedentes no continente. Milhares de pessoas morreram na França, incêndios devastaram Portugal e gelo glacial derreteu dos Alpes.
Escapamento
Em muitos carros do oeste europeu os escapamentos estão vindo com catalisadores. Esta é uma das medidas tomadas para diminuir a poluição visível, mas a fuligem continua a sair e alimentar o escurecimento global, apesar de ser um valor menor.
Enquanto o efeito estufa tem aquecido o planeta, o escurecimento global o tem resfriado. (hipótese gaia?). Na verdade o escurecimento global tem mascarado a verdadeira força do aquecimento global. A Terra pode ser bem mais vulnerável ao efeito estufa do que esperávamos. Até agora, as duas forças estão equivalente, mas daqui a pouco, a curva do aquecimento global vai subir, e a do escurecimento global não vai conseguir acompanhá-la. Em 100 anos as temperaturas subiram 0,6 ºC, assim o aquecimento global está vencendo o escurecimento.
Os pesquisadores utilizam modelos computadorizados para prever o aumento na temperatura ao longo dos anos. Estes modelos prevêem um aumento de 5º C até o final do século, mas estes modelos podem estar errados e a temperatura pode subir 10ºC até 2100, com danos irreversível em apenas 25 anos!!!!!! No ano de 2030, a temperatura pode estar 2ºC mais alta e acredita-se que todo o gelo da Groenlândia vá começar a derreter, e uma vez que o processo inicia, ele não tem mais volta. Irá demorar, mas no final, o nível dos oceanos de todo o mundo estará 7 ou 8 metros mais alto. Você faz idéia do que isto significa? Pense.
Pensou? Pois bem, se nada for feito depois disto, vai ficar pior, porque anossa floresta amazônica e outras florestas tropicais do mundo começarão a secar com o calor. Em 2040 deve estar 4ºC mais quente e isto levaria a uma grande seca, particularmente na bacia do amazonas, que não sustentará mais a floresta que virará na melhor das hipóteses uma savana, ou mesmo um deserto. Ela irá queimar e liberar o que no ar CO2, o gás do efeito estufa. Hoje o Brasil esta na lista dos maiores poluidores mundiais, sabia? Mas é porque temos muitas indústrias e somos um país superdesenvolvido? Não, pelas queimadas que ocorrem nas florestas do país. Agora imagine todas as florestas do mundo sendo queimadas, a quantidade de CO2 que será liberada na atmosfera será enorme. Todo este cenário foi sugerido pelo novo modelo utilizado pelos climatologistas e não visto por profetas. O resultado foi visto por cientistas, o que é mais preocupante.
Geleira DerretendoFloresta queimando
O derretimento do gelo da Groenlândia pode começar em 2030 e fará o nível do oceano subir de 7 a 8 metros. A seguir, em 2040, as florestas tropicais irão queimar e transformar-se em savanas ou desertos.
Vocês estão vendo que a situação está negra, mas lembre-se da Lei de Murphy, o que está ruim pode ficar ainda pior, e é isto que vai acontecer. Um aumento de 10ºC pode ser o suficiente para dar inicio a queima de uma enorme, mas enorme reserva natural de gás, localiza no extremo norte do planeta. O calor pode desestabilizar o que se chama de hidratos de metano, que hoje estão congelados no fundo do oceano. São 10.000 bilhões de toneladas congeladas e sabe-se que são desestabilizados pelo calor. Neste momento, o que fizermos será muito tarde. O metano é um gas 8x mais potente para o efeito estufa que o CO2. O clima no planeta estaria verdadeiramente fora de controle.
Reforço em dizer que isto não é uma previsão, é um aviso. É o que vai acontecer se limparmos a poluição e não fizermos nada com os gases que causam o efeito estufa.
Você agora se pergunta: Porque então não continuar poluindo e deixar o Escurecimento Global proteger o planeta? Porque é suicídio! As partículas do escurecimento causam doenças respiratórias e também influenciam no clima mundial, atuando nas monções, por exemplo.
Uma possível solução para acabar com ambos os problemas: acabar com a queima do carvão, óleo e do gás. São escolhas muito difíceis, com certeza. Há 20 anos que tentam fazer isto, mas até hoje na prática pouco foi feito. Pense nos seus filhos, no futuro da sua geração, veja o mundo que estávamos deixando para eles e para muitos de nós. Lembre-se que em 2030 as coisas começarão a mudar, e muitos de vocês que estão lendo são jovens ainda que vão viver muito, muito tempo....
Para polui��o
O único modo de impedir este apocalipse é parar com a queima de combustíveis como petróleo, gás e carvão.
Tudo isto que escrevi foi baseado em um documentário da BBC feito em 2005 intitulado: Global Dimming - Tragic End of Humanity. A BBC é a estatal britânica que faz os melhores documentários do mundo e este com certeza, foi um dos mais arrepiantes que ela já produziu. Aliás, ela foi pioneira no assunto. Nada havia sido produzido sobre o Escurecimento Global até a produção deste verdadeiro apocalipse pelos ingleses.
Recomendo também assistirem um documentário que está passando no Discovery Channel, chamado Viciados em Petróleo. Ele trás os combustíveis que podem substituir o Petróleo, vindo inclusive ao Brasil conhecer o nosso álcool.
ATUALIZAÇÃO 20/01/2009
Bibliografia:
                                         fonte:http://www.sobrenatural.org/

O escurecimento global e seus efeitos na Terra

Alterações climáticas ligadas ao aquecimento global podem influenciar no nível de radiação na superfície terrestre, provocando o escurecimento do planeta

O escurecimento global é uma expressão que está relacionada à diminuição da quantidade de radiação que chega até a superfície da Terra. Na década de 1950 iniciaram-se medições sistemáticas da quantidade de radiação na atmosfera terrestre, e ao longo de trinta anos – entre 1960 e 1990 – observou-se uma redução de 4% em nível mundial desde o início das medições. A causa do escurecimento global pode estar relacionada ao aumento da quantidade de carbono negro (uma forma impura de carbono obtido através da combustão incompleta de combustíveis fósseis, madeira ou biomassa) lançado na atmosfera, presente em aerossóis, sedimentos e solos.
As partículas em que o carbono negro está presente funcionam como refletores: absorvem a luz do sol e mandam de volta para o espaço. Além disso, os poluentes podem se transformar em núcleos ao redor daqueles que formam as gotículas que compõem as nuvens, transformando-as em grandes refletores de luz para o espaço e diminuindo a quantidade de luz solar que atinge a superfície da Terra. A interceptação da luz solar é feita pelas nuvens; durante o dia funcionam como um sistema de abrandamento e durante a noite suavizam a perda de calor terrestre.
Estudos realizados na década de 1960 por pesquisadores russos demonstravam que o nível de refletividade do gelo influenciava no resfriamento da Terra: quanto maior a quantidade de gelo e neve na superfície terrestre, maior é a quantidade de radiação refletida ao espaço e mais fria a superfície se torna.
Na década de 1980, descobertas realizadas por pesquisadores suíços indicavam que a radiação solar que atingia a Terra havia diminuído, comparado aos anos anteriores, porém essas informações entravam em contradição com os registros sobre o aquecimento global, já que menos luz solar na superfície terrestre deveria resultar em resfriamento.
Dados obtidos por meio de tanques evaporimétricos – que medem a quantidade de água evaporada em reservatório padrão – têm sido estudados durante anos, e recentemente cientistas perceberam que a velocidade de evaporação estava diminuindo ao invés de aumentar devido ao aquecimento global. Acredita-se que por trás deste fenômeno está a radiação solar, e a sua diminuição seja pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera.
Na década de 1990 os níveis de radiação começaram a subir. As altas emissões de gases na atmosfera implicaram no efeito estufa, agravando o aquecimento global e interferindo no ciclo da água: diminuição da evaporação e consequente menor quantidade de chuvas e escoamento de água para os rios e mares.
Imagem da Terra
Foto: wikipedia
A lista de causas prováveis relacionadas ao escurecimento global é extensa, porém inconclusiva e com efeitos regionais. Cientistas apontam como agravantes do escurecimento global os gases produzidos por aviões devido ao fluxo constante de tráfego aéreo; as cinzas provenientes de erupções vulcânicas; tempestades de pó de grandes dimensões, resultantes de furacões e ciclones; o uso de aerossóis e a queima de combustíveis fósseis, entre outras causas.
Investigadores e climatólogos reforçam a ideia de que a redução da emissão de poluentes tem de ser efetiva e imediata, pois acreditam que o escurecimento e o aquecimento global estão ligados, apesar de não serem exclusivamente condizentes ou contraditórios. O escurecimento global interage com o aquecimento global ao bloquear a luz solar que, de outro modo, produziria evaporação da água seguida da ligação de partículas a essas gotículas, e o escurecimento global é afetado pela evaporação e pela chuva, já que esta tem a capacidade de limpar a poluição atmosférica.
fonte:http://www.pensamentoverde.com.br

sábado, 26 de abril de 2014

UM PRESENTE DE UM AMIGO



POR: HENRIQUE NETANYAHU
FICO GRATA PELO PRESENTE https://www.facebook.com/henriquesilva.silva.794

Personalidades Satânicas (Parte 7) - Helena Blavatsky e a Nova Era

Personalidades Satânicas (Parte 7) - Helena Blavatsky e a Nova Era


helena blavatsky - priscila e maxwell palheta

Helena Patrovna Hahn Fadéef nasceu em Ekaterinoslav, Russia; em 30 de julho de 1831. Era filha de Pedro Hahn da família Macklenburg e de Helena Fadéef, família nobre que lhe concedeu uma educação completa: pianista e conhecimento profundo em idiomas e literatura.
Em sua infância, alguns presságios atribuíam a Helena um aspecto misterioso e catastrófico. Em seu batizado, acidentalmente a túnica do sacerdote foi incendiada, ferindo e assustando alguns que estavam presentes na cerimônia. Anos mais tarde, Helena brigou com um colega e ameaçou enviar-lhe um diabo que lhe faria cócegas até a morte. O garoto aterrorizado correu, escorregou e caiu num rio morrendo afogado.
Após a morte de sua mãe, foi enviada para a companhia de seu avó, o governador de Saratov, que vivia num castelo que diziam ser encantado. Aos cinco anos era capaz de hipnotizar; e aos quinze utilizava-se da clarividência.
Esteve na França e Inglaterra em 1845 e em 1848. Contra sua vontade, casou-se aos 17 anos com o general Nicephore V. Blavatsky, 51 anos, governador de Etivan. Porém, seu matrimônio durou apenas três meses. Helena fugiu de casa e foi para Constantinopla, onde permaneceu o tempo necessário para legalizar o processo de separação.
No Egito conviveu com um mestre Copta que a iniciou em ciências ocultas. Através desse mestre, tomou conhecimento das Estâncias de Dzyan; um livro guardado num mosteiro tibetano que continha ensinamentos ocultos da sabedoria Oriental antiga. No ano de 1851 em Londres, recebeu a missão de um mestre hindu de fundar uma sociedade espiritualista transcendental.
A partir deste momento, deu início a sua peregrinação pelo mundo, passando por Canadá, Estados Unidos, México, Peru, Índia, Ceilão e Nepal. Conheceu as colônias holandesas e Cingapura em 1853, sempre bancada por seu pai e a herança de uma tia. Sua volta ao mundo se estendeu até 1867, chegando a residir em Cáucaso e Ucrânia. Helena ainda permaneceu alguns meses no Tibet, onde recebeu a ‘Iniciação’. Seguiu para o Cairo, Palestina e Grécia, onde foi ferida na Batalha de Mentana. De volta a Londres, conhece Kout Houmi Lal Singh, um misterioso personagem com quem passou a se corresponder. Helena recebeu As Estâncias de Dzyan de um grupo ocultista indiano. Porém, em uma viagem a Calcutá, passou a ser pressionada para devolvê-lo; caso contrário, sua vida seria abalada por diversas infelicidades. Helena adoeceu, mas ainda perambulou pela Europa. No decorrer dos anos, fatos estranhos a atormentaram: o navio que viajava explodiu em 1871 e ainda foi vítima de uma tentativa de assassinato. Assustada com essas ocorrências, decide ceder às pressões e entregar o livro.
No ano de 1872 em Paris, Madame Blavatsky, como também era conhecida, tentou pela primeira vez fundar uma sociedade ocultista. Nessa longa peregrinação, Helena desenvolveu suas habilidades psíquicas através de treinamentos e experiências ritualísticas. No mesmo ano foi residir em Nova York, entrando em contato com o movimento espírita Irmão Eddy, com os Mórmons e estudou Voodoo.
Depois de breves viagens pela Europa Oriental em 1873, retornou para Nova York. No ano seguinte, conheceu o norte americano Cel. Henry Steel Olcott, com quem fundou aSociedade Teosófica em 1875. Dois anos mais tarde, lançou Isis sem Véu, que contêm mais de 1.300 páginas e esgotou-se no primeiro dia de lançamento; deu continuidade aos primeiros conceitos sólidos da Sociedade. Helena também lançou a revista The Theosophist; e a sede da Sociedade em 3 de abril de 1905 foi transferida para Madras, Índia, onde foi legalmente estabelecida. Por todo este período, sofreu pressão de grupos indianos para que nada fosse revelado sobre As Estâncias de Dzyan.
No ano seguinte, viajou para a Europa, mas se estabeleceu na Índia. Em 1885, adoeceu e foi para a Alemanha, onde deu início ao trabalho de A Doutrina Secreta. Em maio de 1887, foi morar em Londres, e lançou a segunda revista Lúcifer (Lúcifer significa literalmente Portador da Luz). Publicou A Doutrina Secreta e fundou a Escola Esotéricaem 1888. Em 1889 publicou A Chave para a Teosofia e A Voz do Silêncio. Finalmente em 1890, estabeleceu definitivamente a sede da Sociedade Teosófica em Londres; aonde veio a falecer em 8 de maio de 1891, sendo cremada no Working Crematorium.
helena henry casada - priscila e maxwell palheta
Helena Blavatsky foi um dos principais ícones do ocultismo do século XIX. Seus Mestres a chamavam de Upasika. Na Rússia era conhecida pelo seu pseudônimo literário,Radha Bai, e considerada a reencarnação de Paracelso.
Blavatsky é a responsável pela introdução do conhecimento oriental do Ocidente, incluindo os conceitos de Karma e Reencarnação; além de expor ao mundo a idéia de que todas as religiões partem de uma única base primitiva.
Suas obras A Doutrina SecretaIsis sem VéuA Voz do Silêncio e O Simbolismo Arcaico das Religiões, teriam sido inspiradas através da leitura por clarividência de As Estâncias de Dzyan. O crítico inglês William Emmett Coleman, calculou que para escrever Isis sem Véu, Blavatsky precisaria ter estudado 1400 livros por ela desconhecidos. Mas sua grande contribuição para o cultismo é, sem dúvida, a Sociedade Teosófica. Após mais de cem anos de sua fundação, possui adeptos em toda parte do mundo levando muitas almas ao engano de Satanás.
Teosofia
A palavra Teosofia vem do grego Theosophia e significa literalmente Sabedoria Divina. Seus primeiros registros históricos se encontram no Egito do século III (Alexandria), cunhados por Amônio Saccas e seu discípulo Plotino, filósofos neoplatônicos fundadores da Escola Teosófica Eclética eram também chamados de Philaletheus (Amantes da Verdade) e Analogistas, porque não buscavam a Sabedoria apenas nos livros, mas através de analogias e correspondências da alma humana com o mundo externo e os fenômenos da natureza. Dizia Blavatsky:
“O verdadeiro Ocultismo ou Teosofia é a ‘Grande Renúncia ao eu’, incondicional e absolutamente, tanto em pensamento como em ação – é Altruísmo”. “Teosofia é sinônimo de Verdade Eterna”, “Divina”, “Absoluta”, Paramarthika Satya ou Brahma-Vidya, que são seus equivalentes mais antigos na filosofia oriental.”
Na Filosofia Oriental é conhecida como Filosofia Esotérica ou Oculta, ou aindaPensamento Teosófico. Esses termos foram criados para distingui-la do significado primitivo.
Nova Era
As raízes do Movimento “Nova Era” originaram-se na fundação da “Sociedade Teosófica” (S.T.) e abriu em toda a Terra uma idéia demoníaca de “nova era espiritual”. Assim, as seitas do Budismo foram conhecidas e generalizaram-se por todos os países.
Uma das doutrinas básicas da teosofia ensina que todas as religiões têm "verdades comuns", as quais transcendem todas as diferenças, assim, coexistem até que o mundo seja uma unidade (este é também o princípio religioso da Maçonaria). Os adeptos da Sociedade Teosófica acreditavam na existência de "mestres", os quais seriam seres espirituais ou homens especialmente favorecidos pelo destino e que haviam "evoluído" mais do que grande massa, isto é, os que haviam se tornado especialmente "iluminados".
A terceira presidente, Alice Bailey (1880-1949), uma inglesa que emigrou para os EUA, estabeleceu o verdadeiro alicerce para o Movimento “Nova Era” e foi reconhecida como sua suma sacerdotisa. Como médium espírita, recebia mensagens de um assim-chamado "mestre da sabedoria", o tibetano Djawal Khul. Estas mensagens, as quais este demônio lhe transmitia através de escrita automática, foram publicadas em numerosos livros, como “Doutrina Secreta”, e constituíam o "Plano", o qual até hoje, para o Movimento Nova Era, é determinante e obrigatório.
"As doutrinas fundamentais de todas as religiões se comprovarão

idênticas em seu significado esotérico, uma vez que sejam desagrilhoadas
e libertadas do peso morto das interpretações dogmáticas, dos nomes pessoais,
das concepções antropomórficas e dos sacerdotes assalariados".

Helena Blavatsky
A S.T. não considera-se uma religião, e sim um credo. Seu lema é "Não Há Religião Superior à Verdade, do sânscrito Satyan nasti para Dharmah". Sendo que a palavraDharmah significa entre outros DoutrinaDever, Justiça ou Lei.
Os adeptos de diversas religiões aderiram a S.T no decorrer de seu desenvolvimento; pois não é necessário abandonar crença ou dogmas, basta aceitar seus objetivos primários. Os objetivos da S.T. estão baseados na “Fraternidade Humana e na Busca da Verdade”, veja:
1º - Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
2º - Encorajar o estudo de Religião Comparada, Filosofia e Ciência.
3º - Investigar as leis não explicadas da natureza e os poderes latentes no homem.
Histórico da Nova Era na sociedade
O fenômeno “Nova Era” como percebemos conta com a atuação de uma hierarquia composta de entidades espirituais e pessoas iluminadas. Existe uma rede de instrumentos humanos ocultos, além dos espíritos que atuam como reveladores, mestres e guias.
Peter Unruh, pesquisador do assunto, fala de uma Ordem Secreta de iluminados do século XIX. Da qual participaram cidadãos como Giuseppi Mazzini, Adam Weishaup e Albert Pike. Sendo cidadãos influentes na política e na economia mundial, influenciaram a primeira e segunda guerras mundiais. O enfraquecimento do Czar russo com a primeira guerra mundial teria servido para dar abertura ao regime comunista no Leste, cujo partido eles também articularam a formação no século XIX. A segunda guerra mundial visava a colaborar indiretamente com a expansão do regime comunista para outras nações, causando assim um enfraquecimento no cristianismo mundial. O que abriria caminho para a mentalidade espiritualista, humanista e globalizadora da Nova Era.
Em 22 de janeiro de 1870, Albert Pike disse que a Ordem dos Iluminados precisava criar um Rito Superior, cuja existência não se tornaria pública, e do qual participariam maçons de graus superiores. "Haverá sigilo absoluto. ... Com esse Rito iremos controlar a totalidade de Maçonaria. Ele será o Centro Internacional".

No livro "O Destino das Nações", Alice Bailey menciona repetidas vezes a "Hierarquia" como instrumento de preparação do mundo para a Nova Era e a vinda de Maitreya. Pode ser que ela estivesse se referindo a esse rito.
A Hierarquia está ligada a Shambala, o mundo espiritual, e atua pelas forças espirituais recebidas desse centro. "Pouco é conhecido de Shambala, exceto pelos membros da Hierarquia. ... Shambala é o centro diretivo da Hierarquia", ela diz.

“A Hierarquia está ocupada primordialmente, como bem sabeis, com o aspecto
consciência e com o desenvolvimento da consciência. A sua meta final é o
estabelecimento do ‘Plano’.”

Esse plano é o conjunto de objetivos e metas da Nova Era, que de acordo com as intenções deve se tornar realidade por volta do ano 2.000.
Um símbolo comum da Nova Era é a pirâmide. Curiosamente uma pirâmide aparece nas cédulas de $1 (hum) dólar, com a inscrição "Novus Ordo Seclorum".
illuminati_dollar_priscila e maxwell palheta
Coincidentemente a América provavelmente seja o maior centro da Maçonaria, e o dólar, a moeda que poderá tornar-se a moeda mundial. O fato de constar o símbolo da "Nova Ordem" da primeira cédula do dólar, pode indicar a extensão da influência do Rito Superior na América. Ou o interesse da América na Nova Ordem e na Nova Era. O símbolo é da segunda metade do século XVIII.
Enquanto as manobras para a Nova Ordem acontecem por "ritos ocultos", a sistematização e a comunicação para o público é feita por místicos que se revelam publicamente.
Em 1875 o grupo de iluminados combinou que o 'Plano' para a Nova Era ficaria em oculto por 100 anos. Em um processo de preparo no mundo, isto é, os iluminados buscariam, nesse tempo, importantes adesões para a consumação do 'Plano' depois dos 100 anos.
Helena Blavatsky como vimos foi a precursora, mas a sistematizadora e mentora-mor da Nova Era foi a médium inglesa Alice A. Bailey.
Alice Bailey sistematizou a doutrina holística da Nova Era, a qual é uma fusão de todas as filosofias e religiões mundiais. Proferiu milhares de palestras, deu cursos e seminários. Escreveu livros como “Discipulado da Nova Era I II”, “Um Tratado Sobre Magia Branca”, “O Reaparecimento de Cristo”, “Educação na Nova Era”, “De Belém ao Calvário”, “Luz da Alma”, “O Destino das Nações”, “A Consciência do Átomo”, entre outros.
Por ser muito influente na América, fundou várias instituições, como a Escola Arcana, Triangels, World Goodwill e Grupo dos Novos Servidores do Mundo.
E foi com o tibetano Djawal Khul que ela recebeu "O Plano da Nova Era". Composto de treze itens que expressam os principais objetivos da Nova Era, o plano não é conhecido pelo público geral, nem pela maioria dos adeptos.
O Plano

1. Estabelecer uma nova religião mundial e uma nova ordem política e social.
2. A nova religião mundial será o renascimento da religião do mistério da Babilônia.
3. Plano será concretizado quando o messias da nova era assumir o controle, quando o número 666 será aplicado e a nova religião estabelecida.
4. Espíritos cósmicos irão ajudar a inaugurar a Nova Era e a aclamar o homem-Deus da Nova Era como mestre do mundo.
5. Paz mundial, amor e união serão slogans da religião.
6. O ensino da Nova Era irá abranger o mundo todo.
7. Líderes da Nova Era irão demonstrar que Jesus não era o Cristo.
8. Cristianismo e outras religiões serão desacreditados e eliminados na religião mundial.
9. Princípios cristãos serão desacreditados e eliminados.
10. Crianças serão seduzidas espiritualmente nas escolas para promover a Nova Era.
11. A Humanidade será levada a crer que o homem é Deus.
12. Ciência e religião serão unificados.
13.Cristãos que resistirem a este plano serão exterminados.
(Dark Secrets of the New Age, p. 18)

No contato com os 'Mahatmas', tais mestres da sabedoria, Alice Bailey recebeu também, por telepatia, "O Mantra da Nova Era", conhecido como a "Grande Invocação".
Constituído de três estrofes, ele esboça a súplica para, que "Deus" estabeleça na Terra o governo da luz, da paz e do amor. "A quarta estrofe está por vir e será dada pelo Cristo, quando do seu retorno, acentuando de uma vez por todas o processo de conscientização crística para a Nova Era. “...A Grande Invocação representa para a Nova Era o mesmo que o Pai Nosso representou para a Era de Peixes".

Na visão dos místicos Nova Era é o novo tempo que se desponta no raiar do terceiro milênio, que trará uma nova qualidade de vida, a partir do conceito e da experiência. É o Novo Tempo que será vivido quando todas as "formas" antigas que causavam insegurança, medo, conflitos, adversidades, repressão e doenças tiverem sido substituídas por outras que geram harmonia, desenvolvimento global, união, paz e amor.
É o novo tempo para o qual convergem, em integração, todas as correntes filosóficas, políticas e religiosas, na direção de uma fusão perfeita, de uma complementação precisa, possibilitando ao homem a experiência espiritual superior na qual ele viverá e se sentirá como Deus.
Para o estabelecimento da Nova Era existe um dinamismo operante, um movimento que visa à transição deificadora do homem. Dele participam iluminados místicos, cristãos revitalizados, empresas, grandes e pequenas personalidades, além das "entidades espirituais que estão descendo" intensamente à Terra.
David Spangler, declarado defensor do movimento, disse que Nova Era é:

1) Fórmula comercial para vender toda classe de produtos;
2) Bandeira sob medida para milenaristas e parapsicólogos;
3) Nova paradigma para os que participam de uma perspectiva culta e destituída de
exibicionismo;
4) Acontecimento espiritual sem precedentes que comporta uma visão ecológica, mística, global e holística".

Propostas

A Nova Era propõe uma infinidade de mudanças. Todas se voltam para o mesmo fim: criar uma unidade na Terra, expandir a consciência do homem, promover a paz por meio da união política, religiosa e científica.
Entre as muitas propostas podem se falar de:
1) Proteção Ambiental. Como meio de proteger a vida, o homem na Nova Era deverá aprender a preservar as formas de vida inferior a ele, animal e vegetal. A Ecologia é uma das bandeiras da Nova Era, e para muitos adeptos ela é definida por "Consciência Ecológica".
2) Um Governo Mundial. A ONU está empenhada na criação da paz mundial. E a Nova Era propõe que a única maneira de se ter paz mundial é com a criação de um governo mundial. As alianças políticas e econômicas caminham na direção desse objetivo. Matéria de jornal brasileiro dizia: "Impulsionado pelo movimento ecológico cresce na ONU um movimento federalista mundial de unificação do Planeta. ... Os movimentos federalistas mundiais defendem a criação de uma autoridade planetária com gestão supra-nacional.”

3) Uma Religião Mundial. O movimento ecumênico é parte da operação para a Nova Era. Ele visa a agrupar todas as crenças em torno de seus pontos comuns, relevando e eliminando as controvérsias doutrinárias.
4) Medicina Alternativa. Novos métodos para se alcançar cura e saúde.
5) Espiritualidade. Envolvimento de ciência e religião.
6) Nova Sociologia. Novas formas de relações das pessoas na família e no trabalho.
7) Novas maneiras de se administrar trabalho e dinheiro.
8) Liberação Sexual. Sexo é bom em todas as suas manifestações.
9) Valorização das Ciências da Mente. Terapia espiritual e psicológica.
10) Artificial pelo Natural"As drogas químicas que causaram impacto até agora ficarão fora de moda na Nova Era. ... Eles apostam em homeopatia e produtos naturais". Ensina a saúde e promove os cuidados do corpo por meio de exercícios físicos e alimentos saudáveis.
11) Família Global. O mundo não pode mais funcionar como nações isoladas. A Nova Era
promove a causa da paz no mundo por meio da união planetária.
12) Cooperação em vez de competição, na política, na economia e na religião.
13) Espiritualidade, para resolver o mal do materialismo.
14) Desarmamento, para garantir segurança.
Todas as transformações visam ao preparo do mundo para o terceiro milênio, quando acontecimentos importantes devem ter lugar: 1) início da Nova Era; 2) deificação dos "iniciados" no novo sistema social e religioso; 3) impedimento de permanência na Terra para aqueles que não acompanharem a evolução espiritual; 4) inauguração da Nova Era pelo Messias (Maitreya) que estabelecerá aqui o seu reino.
Nessa preparação todas as formas de contato com o mundo espiritual são válidas e necessárias: comunhão mística com anjos, espíritos dos mortos, entidades imateriais, energização por ioga, meditação, relaxamento, pirâmides, cristais, etc. São positivas todas as religiões e formas místicas como espiritismo, budismo, chamantismo, cristianismo, etc.
Conteúdo Ideológico

A nova visão de Deus, do mundo e do homem apresentada pela Nova Era afeta todos os campos do conhecimento humano e todos os aspectos da vida.
Nessa nova visão, todas as formas de vida precisam sofrer radicais transformações, a fim de que no novo tempo tudo possa manifestar-se na sua plenitude.
A Nova Era é vista como o momento auge da evolução espiritual. Nesse momento todas as formas de vida precisam atingir sua plenitude para continuar existindo. O mesmo deve acontecer com a religião, a filosofia, os relacionamentos, os regimes políticos, os costumes. A situação de crise é encarada, nessa mentalidade mística, como prenúncio de um novo começo, por isso os valores tradicionais estariam em crise na religião, na política, na família, na economia, etc. Isso indica que todas as coisas estão ensaiando o passo para a plenitude na Nova Era.
Era de Aquário

Outro nome para a Nova Era é Era de Aquário, que é um produto da Astrologia. Era de Aquário tem que ver com uma crença astrológica acerca do movimento de mutação do eixo polar da Terra.
"Segundo a Enciclopédia Mirador o 'Grande Ano' dura 25.868 anos solares e corresponde ao tempo que o eixo polar da Terra leva para passar em redor de um círculo imaginário em relação às estrelas e retornar à sua posição original. Essa oscilação do eixo é denominada "mutação" pelos astrônomos".

Nesse círculo imaginário as estrelas formam 12 grupos correspondentes ao zodíaco. Porém a ordem dos grupos é o inverso da ordem do zodíaco comum. Nesse movimento de "mutação" o sistema solar se concentra nas constelações na seguinte ordem: capricórnio, Sagitário, escorpião, libra, virgem, leão, câncer, gêmeos, touro, áries, peixes e aquário.
Segundo a crença astrológica cada zodíaco define as características da vida na Terra por mais ou menos 2.000 anos que é o tempo médio de passagem por cada um deles. Os novaeristas tomam acontecimentos religiosos históricos e procuram interpretá-los à luz da astrologia. Assim, dizem quando Moisés tirou Israel do Egito terminava ali a era de Touro. Os israelitas ainda insistindo na velha era fizeram o bezerro de ouro, o que foi condenado por Moisés. A instituição do sacrifício do carneiro era uma confirmação de que começava a era seguinte: Áries. Quando Jesus morreu na cruz estava terminando a era de Áries e começando Peixes. Por isso o véu do santuário se rasgou na sua morte terminando o ritual do cordeiro.Peixes é a era do cristianismo. Por coincidência a palavra peixe em grego "ictus" dá as iniciais da expressão "Jesus Cristo, Filho de Deus", em grego.
Deixando Peixes, o sistema solar se concentra em Aquário. O que para a Nova Era é o marco de início da Era de Aquário, que deve ser por volta do ano 2.000. "Como o sol está se aproximando do signo de aquário, haverá sob seu influxo, com a aproximação da segunda vinda de Cristo, um cristianismo purificado, sem divisões, com homens de grande elevação espiritual."

"No dia 5 de fevereiro de 1962, segundo os estudiosos, o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Saturno e Júpiter concentraram-se em Aquário e um poderoso influxo vibratório anunciou um novo ciclo. Os astrólogos se dividiram, enquanto alguns consideram que foi ali que começou a Era de Aquário, outros situam o seu início para depois do ano 2.000.”

De acordo com essa visão astrológica, o ministério de Cristo teve o objetivo de despertar no homem a consciência crística. No final da era cristã, esse despertamento atingirá o clímax, quando o homem passará a ter a Consciência de Cristo, então, cada um será um deus, juiz de si mesmo, responsável por seus atos.
Alice Bailey diz que muita coisa muda nessa transição. Uma delas é o perdão. "Mas por algum tempo ainda o homem está protegido pela lei do perdão, do amor e da redenção.” Na Nova Era a redenção terá sido concretizada, quem foi iniciado na nova ordem doutrinária estará seguro, quem não foi não poderá continuar vivendo neste planeta, será uma contaminação para a Terra purificada.
Segundo a Nova Era, a fim de que se esteja preparado para esse momento, é preciso ampliar o campo consciencional. Os climas sofrerão grandes transformações.

Contrastes entre a era de peixes e aquário
Peixes - Velha Ordem _ Aquário - Nova Ordem

- Homem voltado para o mundo exterior - Homem voltado para o mundo interior
- Desconhece a si mesmo - Desvenda sua capacidade intrínseca
- Dedicação ao material - Voltado ao espiritual
- Busca apoio e sustentação - Homem independente
- Alienação do Universo - Comunhão com o Universo
- Depredador da Natureza - Ama e respeita a Natureza
- Nacionalista e guerreiro - Global e pacífico
- Luta de classes: rico x pobre - Paz social: riqueza é estado mental
- Deus é transcendente ao homem - Deus imanente ao homem.
Bailey conceituou a "doutrina da evolução espiritual" no seu livro “A Consciência do Átomo”. De acordo com a teoria, que é uma mistura de budismo, hinduísmo, evolucionismo e espiritismo, a energia do átomo (que é sua vida) é a partícula da divindade na matéria, a qual tende sempre para a evolução. A mesma energia existe, em graus maiores, nas formas superiores de vida. No homem essa energia está no grau médio da evolução. Essa evolução eleva o átomo ao homem, o homem a Deus.
"Há um futuro para cada átomo no sistema solar. Antes do átomo último (o homem) existe um objetivo extraordinário, e, à medida que eras passem, a vida, que anima aquele átomo, passará por todos os reinos da natureza até encontrar seu objetivo no reino humano."

A energia presente em cada átomo seria vida independente, derivada de Deus, que cresce em cada "involução" (encarnação ou materialização) e progride, evolui pela utilização da matéria. A matéria é uma forma transitória que o espírito assume, até chegar a ser "Deus".
A presente transição é o momento da transformação final do homem pelo princípio crístico em "Deus".

Iniciação Luciferiana

Para a Nova Era, "Deus" é o ser da "luz". O ser supremo que governa ocultamente o mundo tem o seu trono na "luz". Por isso ele é chamado Lúcifer: aquele que porta luz, carrega luz, emana luz. A Grande Invocação invoca a "luz" desse "deus". (Que é a "luz" que ele possui, senão aquela identificada com o seu caráter?).
Segundo os pregadores da Nova Era, Lúcifer não pode ser confundido com o "diabo". O "diabo" é uma criação dos temores do homem não evoluído, o "diabo" pertence à "velha Ordem". Na Nova Era o mal não existirá mais, o diabo que o representa terá passada da Terra para outra dimensão do cosmos.
Por isso os líderes da Nova Era chamam de "Iniciação Luciferiana", o processo de preparação espiritual do homem para a Nova Era. Em todas as religiões pagãs, a iniciação é tida como porta para a harmonia com os deuses. Ela eqüivale ao batismo cristão. Ela demanda o conhecimento da Nova vida, harmonia espiritual com as novas revelações vindas dos mestres da sabedoria, o preparo para o contato com o Messias Maitreya.
Essa iniciação será na Nova Era a marca da perfeição e da espiritualidade. David Spangler disse:
"A luz de Lúcifer está atuando em todos nestes dias afim de
conduzir as pessoas a um estado de perfeição."
Como meio de forçar as pessoas a passarem pela iniciação, a Nova Era defende a centralização de bens num diretório mundial. Num dia os bens seriam todos confiscados, e a pessoa só poderá receber de volta se tiver passado pela "Iniciação Luciferiana".
Segundo Benjamim Creme, outro líder:
“esta iniciação será efetuada em igrejas cristãs revitalizadas, em Lojas Maçônicas e Centros Esotéricos... Somente pessoas que se submetessem a uma 'iniciação luciferiana', recebendo, então, o número, receberiam certa importância...”

E quando ele foi perguntado sobre o destino dos que não aceitariam esta iniciação, Creme respondeu que “tais pessoas seriam enviadas para outra dimensão."
Alice Bailey disse que o número 666 tem características espirituais importantes dentro da numerologia, e à medida que é usado ele contribuirá com a elevação da espiritualidade do homem.
Messias

Pretende-se que a Nova Era seja inaugurada pela chegada do Messias, o Maitreya. Ele se manifestará para assumir o controle deste mundo. De acordo com a Nova Era, Jesus, com o Seu ministério, plantou a semente crística na Terra e no coração dos homens (Ele disse: "o Reino de Deus está dentro em vós"), a transição para a Nova Era é o momento em que essa semente estará dando seu fruto final. O homem terá a consciência 'crística' para poder receber o Cristo.
Outro fator de preparo para a chegada do Messias é a unificação do mundo religioso ("Haverá um só rebanho e um só pastor"), só a unificação poderá proporcionar a total harmonia. Esse ecumenismo parte do princípio de que todas as religiões têm princípios comuns, esses princípios devem ser valorizados, só aqueles que são comuns são eternos e válidos para a Nova Era.
A resposta vem do fato de que todas as religiões esperam um libertador, um que incorpore a plenitude, um Messias. A filosofia da Nova Era diz que todos esses esperados são um só Messias, apesar de ter um nome em cada tradição religiosa. Ele é o Messias dos judeus, o Cristo dos cristãos, o Buda dos budistas, etc. Entre os místicos da Nova Era, esses Messias têm nome de Cristo, Maitreya, Mestre de Shambala, e outros.
Avatar é um dos nomes para os mestres da Nova Era. Jesus foi o maior Avatar da "velha ordem", Maitreya é o Avatar da Nova Ordem. As religiões têm nos fundadores e profetas os seus avatares. Na Nova Era, Jesus, Maomé, Krishna, Buda e Brahma são considerados precursores do Maitreya.
"Benjamim Creme, um líder escocês do movimento Nova Era, é o precursor (atual) de Maitreya. Segundo ele, Maitreya já está vivendo em algum lugar da Terra, porém, o lugar exato é do conhecimento de apenas alguns discípulos dele... O Maitreya dispõe de forças extraordinárias, ele divulgará sua identidade em poucos meses e entrará em contato com toda a Humanidade através de transmissões de rádio e TV".
Ecumenismo

A ênfase da Imortalidade da alma feita pela Nova Era estende-se sobre todo o mundo como um elo de unificação de todas as tradições religiosas. Ela é a célula vital do ecumenismo pagão-cristão, é a base para a "experiência" espiritualista.
A Igreja Católica está ligada à Nova Era por vários vínculos. A presença da mentalidade socialista, que exalta o homem como o construtor da sociedade justa, se introduziu e criou raízes no catolicismo pela Teologia da Libertação. Além disso, está a busca do ecumenismo que o catolicismo persegue desde a década de 60 (sessenta), visando a criação da Sociedade e da Religião Internacional.
Pierre Weil inclui João Paulo II, como alguém que está introduzindo a Nova Era no cristianismo. No livro de Lauro Trevisan, “Aquarius - Chegou a Nova Era”, o papa faz a introdução dizendo:
"Não tenhais medo de olhar para a frente, rumo ao ano 2000. Um novo mundo deve surgir. Em nome de Deus e do homem, não recueis".

João Paulo II visitou as religiões do Oriente, e fez iniciação em algumas delas. No dia 01/02/1988 ele recebia no Estádio Indira Ghandi, o Tilak na sua testa, aplicado por uma hindu. Esse é o símbolo da iniciação hindu, e com ele o Papa foi feito um "irmão" dos hindus.
Madre Teresa de Calcutá disse:
"Para mim converter-se, significa tornar-se melhor hindu,
melhor budista, melhor judeu ou melhor cristão".
Assim, para ela o mais importante não é a religião, mas a experiência religiosa. O ecumenismo católico com os protestantes e não-cristãos começou a partir do Concílio Vaticano II (1966), aí foram abertas as comportas para a unidade religiosa mundial. "Este sagrado concílio exorta, por tanto, todos os fiéis católicos a reconhecerem os sinais dos tempos e a participarem ativamente e inteligentemente no trabalho do ecumenismo...No trabalho ecumênico os católicos devem se preocupar sobretudo com os seus irmãos separados... Sendo os primeiros a se aproximar deles...Os interesses pela restauração da unidade envolve a igreja inteira, tanto os fiéis como o clero. Estende-se a todos.”

O ecumenismo é recomendado em níveis teóricos e práticos; "O Diretório Referente a Assuntos Ecumênicos afirma que o ecumenismo deve aparecer em todas as disciplinas teológicas como um dos fatores determinantes das mesmas...Observa que devem ser recomendados retiros em conjunto com não-católicos e que sejam convidados para falar sobre suas próprias tradições estudiosos de outras tradições religiosas".

Sobre a Reforma e sobre Lutero, João Paulo II, diz: "É tempo de nos distanciarmos dos acontecimentos históricos".

O teólogo católico Harry J. Mcsorly, em 1970, disse: "Lutero foi um reformador católico, um defensor da fé tradicional católica contra um erro não-católico, que estava sendo disseminado na igreja." O Dr. Carl Breaten, prof. na Escola Teológica Luterana em Chicago, em 1967 disse: "A Reforma sempre significou um movimento temporário. Uma vez que a Igreja Católica Romana está reformada, já não existe justificativa para uma igreja protestante separada".

O catolicismo adota o sincretismo, como maneira de lidar com os oponentes. No passado ele absorveu o paganismo. Agora está para ocorrer outra absorção, mais abarcante. A mistura do atual catolicismo com as religiões orientais, com os protestantes, com os ateus comunistas; projeta para o futuro uma nova religião, a religião da Nova Era, que não conhece fronteiras.
O Catolicismo também está empenhado na formação da Nova Ordem Internacional, pela sua Doutrina Social da Igreja. "O santo padre João Paulo II insiste na necessidade de uma revalorização da Doutrina Social da Igreja".
joaopaulo2 papa - priscila e maxwell palheta
O apelo foi atendido pelos padres jesuítas Pierre Big e Fernando Bastos de Ávila que publicaram "Fé Cristã e Compromisso Social", como documento oficial da Igreja. Neste livro está exposto o pensamento católico sobre a Nova Ordem Internacional. Na seção "A Sociedade Internacional" lê-se:
"Mais que nenhuma outra instituição, a igreja católica contribui para promover o sentido de união do gênero humano, unidade que transcende os povos, raças e ideologias".

O empenho da igreja se volta para o objetivo de criar a unidade econômica e política, como a única maneira de unir o mundo. E para a igreja o obstáculo nesse sentido está no fato de não se ter uma entidade mundial com recursos legais e autoridade legal, munida com meios militares.
O Papa Pio XII, em 1944, disse:
"A autoridade de uma sociedade dos povos deverá ter real efeito sobre os Estados membros, de forma, porém, que cada um conserve um direito igual à sua soberania relativa. Só desta maneira, o espírito de uma sã democracia poderá penetrar igualmente no vasto e espinhoso campo da política externa". Para os jesuítas "O papa se situa no ponto crucial da questão: Uma organização internacional é ineficaz enquanto não dispõe de uma autoridade munida de meios coatores para impor suas decisões".
Nessas palavras, a Igreja Católica defende a unificação mundial para a Nova Ordem, e a criação de um governo mundial com meios coatores ou autoridade legal para fazer cumprir suas resoluções.
Desafio aos cristãos

À medida que se estabelece a mentalidade do humanismo e do misticismo da Nova Era, um desafio se ergue para o cristianismo tradicional: manter a fé bíblica ante a apostasia e a crise final da história do pecado.
A Nova Era é clara e categoricamente uma doutrina anti-cristã, sua origem é espírita e demoníaca. O nome de Cristo e de Deus são usados por eles, mas eles não têm nada do poder e da vontade de Deus.
Os espíritos que se apresentam como colaboradores do homem para solução dos problemas e para ajudar na transição de eras; são os instrumentos do mal, são os demônios das trevas, eles querem separar o homem de Deus totalmente. Satanás sabe que tão absurda filosofia não seria jamais aceita pela consciência normal, é por isso que envia essas entidades para adulterar, manipular e perverter a consciência humana sob a promessa de elevá-la e despertá-la.
Os princípios e costumes da Nova Era são asquerosos diante da santidade de Deus. O objetivo é exaltar o homem como aquele que construirá o "desejado céu" com sua degradada natureza pecaminosa em total supremacia sobre o espírito. Eles empalidecem a imagem de Jesus Cristo, ao mesmo tempo que descaracterizam Sua identidade de Deus e Senhor do Universo. Ignoram e lançam por terra a centralidade do sacrifício Vicário de Cristo como o único meio de redenção para o pecador perdido. A Nova Era ensina as pessoas a pisarem a Lei de Deus, a ignorarem as virtudes da pureza e da santidade. Exalta o sexo, a idolatria, o homem; em detrimento da santa memória do Criador, como o único digno de adoração no Céu e na Terra.
O fenômeno Nova Era é a preparação do mundo para a vinda da crassa apostasia do Anticristo, é o movimento para a entronização do pecado e de Satanás na alma humana. Essa alma que se esvazia em cada meditação, relaxamento, energização, conscientização, etc. Satanás está irado e com grande desejo de ser adorado como Deus, ainda que por pouco tempo. Apocalipse 12:13 diz:
"O diabo desceu até vós, cheio de grande ira, e sabe que pouco tempo lhe resta".
Os verdadeiros cristãos são desafiados a permanecerem firmes na Sã doutrina, enquanto o mundo todo se envolverá na maior de todas as apostasias. A igreja de Deus será provada, desafiada. Crises e problemas a acometerão. Satanás lutará até o último momento para fragmentar a "Sião" do Senhor. Seus "muros" precisam estar bem sedimentados na excelsa Revelação. A igreja de Deus precisa mais que nunca refletir, ensinar e viver a Sã Doutrina, para que possa ser, em meio às trevas que se adensam, o Candeeiro dos fiéis, a Fortaleza dos santos. Ela precisa estar bem firmada na Rocha Cristo Jesus, para que possa resistir aos vendavais.
Batalha dentro das Igrejas

A Palavra de Deus já previu a crise final, a grande tribulação pela qual passará a igreja antes de encontrar-se com Jesus. O contexto dessa crise é o conflito entre o puro e antigo Evangelho em contraste com as novas filosofias da Era de Aquário. Satanás estará apresentando um "novo e mais elevado sistema de fé religiosa" acompanhado de muitas demonstrações e milagres para confundir a mente dos escolhidos.
A Nova Era quer sepultar a Sã Doutrina, para impor aquela que aprova e encoraja o comportamento pervertido e desenfreado do coração humano. Alega-se que o "Novo Tempo" exige novas formas de expressão para a fé e para o sentimento religioso.
Os ensinadores da Nova Era querem introduzir uma diferença entre o espírito e a forma. Para eles o espírito do Cristo, é eterno, ele toma expressão na bondade, no amor, na união e na paz. A forma, dizem, há uma descartável para cada etapa da evolução humana, e ela tem que ver com as doutrinas, o comportamento, as leis, a teologia, etc.
Para a Nova Era os sentimentos do espírito não têm nenhuma relação com os dogmas, com o compromisso ou com as leis divinas. Ele é independente em suas manifestações.
Essa distinção, que não tem qualquer base bíblica, antes sendo anti-bíblica; leva o espírito humano para um sentimentalismo inoperante, descomprometido e independente das leis de Deus.
Nesse contexto, Alice Bailey disse:
"Os pensadores cristãos precisam distinguir entre as verdades vitais do cristianismo e a forma da teologia. Decorreram séculos em que a forma e a vida pareceram adaptar-se reciprocamente e os ideais cristãos se expressaram por meio daquela forma. Agora manifestou-se o período da cristalização, e a consciência cristã que se acha em expansão começa a considerar restritas e inadequadas as limitações dos teólogos. A grande fábrica de dogmas e doutrinas, tal como elaborada pelos mestres da igreja, os teólogos, deverá inevitavelmente desintegrar-se, mas só para que a vida dentro delas possa escapar e construir para si meios de expressão melhores e mais adequados, e assim estar à altura da missão para a qual foi enviada.”

O trabalho de Satanás, pelo movimento Nova Era, junto às igrejas cristãs, é um trabalho de eliminação das doutrinas, da teologia e dos dogmas. Ele quer cortar as raízes da Sã Doutrina bíblica. Essas raízes que mantêm a igreja numa identidade com a Revelada Palavra de Deus.
Segundo Alice Bailey, "a igreja tem perambulado longe da simplicidade que está no Cristo. Os teólogos perderam (se é que a tinham) a 'mente que está no Cristo' e hoje a necessidade premente da igreja á abandonar a teologia, deixar ir toda doutrina, e todo dogma, e voltar sobre o mundo a luz que está no Cristo e demonstrar assim o fato da vida eterna do Cristo, e a beleza e o amor que ele pode refletir em contato com o Cristo, o fundador do cristianismo, mas não do igrejismo.”

Em outras palavras, para a Nova Era, o caminho da cristalização é deixar de pensar com a mente racional, deixar de pensar doutrinariamente, para experimentar Cristo apenas na intuição e na emoção.
Enquanto a fé é nosso elo com Deus mediante Cristo, a teologia da Sã Doutrina é o alimento dessa fé. A doutrina não é independente da fé, mas "uma" com ela. As doutrinas puras da Palavra de Deus, quando praticadas pelo cristão, mantêm acesa a chama da fé, ao mesmo tempo que a fé as valida e lhes atribui significado. Se tirarmos as doutrinas da fé cristã, seria como tirar as raízes de uma árvore. Total amputação.
A Nova Era está conseguindo essa "amputação" da Sã Doutrina, pelo movimento carismático e pelo ecumenismo. Ambos enfatizam a "experiência" e os pontos comuns da religiosidade mundial, e vão convergindo todas as religiões na direção de uma religião que tem o nome de Cristo, mas não tem Sua vontade entronizada nela. Porém, o próprio Jesus disse que entrarão no Céu aqueles que fazem a Sua vontade , não aqueles que usam o Seu nome.
Estes movimentos da Experiência e da eliminação doutrinária já estão causando rupturas em centenas de igrejas. Essa luta deverá intensificar-se dia após dia.
Alice Bailey disse:
"A próxima guerra (após a segunda Guerra Mundial) será travada no campo das religiões mundiais. Porém, esta batalha não pode acontecer com assassinato e derramamento de sangue. Ela será travada principalmente no campo das idéias. Também abrangerá o campo emocional....Para essa batalha que com certeza virá, estão se preparando igrejas bem organizadas, seus elementos mais conservadores, que são os mais fortes... Firmes nos pontos de vistas teológicos... A futura batalha será travada dentro das igrejas. Será desencadeada por elementos esclarecidos, que existem em grande número, e irá se expandir rapidamente devido às necessidades da humanidade. Esta batalha expandirá, então, em homens e mulheres com capacidade de raciocinar, no mundo inteiro, pessoas que, com protesto, rejeitarão a religião ortodoxa e a teologia ortodoxa".

Culto Racional e Religião Doutrinária

A religião cristã contêm os elementos sentimentais e contêm experiência. A alegria, as lágrimas, a emoção, a ansiedade, a expectativa, todos os sentimentos comuns da humanidade acompanham o crente em sua religião com Deus e Cristo.
Todavia, conquanto sejam parte, os sentimentos nunca são a essência, o objetivo ou o fim da religião cristã.
A vida cristã é mantida pela Revelação de Deus, na Sua Palavra Escrita e Vivida (Bíblia e Cristo). Essa Revelação crida e aceita pela fé, leva a uma iluminação da razão e da consciência, que passam a ser um espelho para a vontade de Deus refletir-se em nós, que passamos a cumpri-la, uma vez que nela cremos e nos convencemos espiritual e racionalmente de sua virtude. Os sentimentos acompanham essa relação com Deus, revelando diferentes estados de sensibilidade diante do amor e da bondade de Deus.
A ordem comum é que quando cremos temos alegria, quando temos emoção. Quando cremos também nos convencemos do pecado e buscamos a Graça; nos entristecemos pelo pecado, e nos alegramos com a Graça.
O dom de Deus provoca, quando recebido, manifestações de sentimentos. Quando se quer chorar ou alegrar para crer, a ordem da vida cristã está invertida. Na verdade os sentimentos só são corretos quando santificados pela fé, se eles precedem a fé para despertá-la, falham. Eles não são um caminho para a fé, mas apenas meios para que ela se manifeste, tendo sido recebida na alma.
Em Romanos 12:1,2 lê-se:
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

A aceitação de Cristo por meio da fé conduz à renovação da mente, à iluminação da razão e da consciência, purifica os sentimentos, etc. Essa união com Cristo, pela fé, produz o culto racional, onde os sentimentos humanos se manifestam sob o controle do espírito de Deus, e glorificam a Deus.
Quando prestamos culto a Deus, objetivando os sentimentos ou a estimulação deles como meio de conduzir a pessoa a aceitar a Cristo, tomamos o caminho errado. Os sentimentos humanos em sua condição de pecado não podem proporcionar correta compreensão do amor de Cristo.
Podemos dizer que o culto cristão começa no espírito com a fé, ele origina-se a partir de uma compreensão espiritual e racional de Cristo; para então manifestar-se através dos sentimentos. As religiões pagãs seguem uma ordem contrária; o corpo é estimulado, para então o espírito experimentar a divindade.
Jesus operou milagres, curas, realizou maravilhas. Pessoas em toda a história cristã testemunharam o poder de Deus em operação de sinais. Outros tiveram sonhos, visões, etc. E Jesus profetizou que nos últimos tempos haverá muitos milagres, por ocasião da "chuva serôdia".
Contudo, embora a "experiência" seja presente na religião cristã, não é sua base. A experiência nunca pode ser o ponto de orientação da religião, nem o seu referencial. O referencial da fé é a Palavra de Deus.
Jesus curava porque as pessoas criam, e não para que elas cressem. "Se creres verás a glória de Deus" (João. 11:40), dizia Ele antes de muitos milagres.
Quando O pediram que fizesse um milagre para que cressem nEle, negou (Mateus 12:38,39). A religião que se baseia na Experiência, ou que se orienta por ela, não é uma religião de fé. A fé não tem base racional, tangível. O crente que se orienta pelo milagre, ou a igreja que usa o sinal como elemento de Marketing estão vivendo ou ensinando uma religião que não se baseia na fé.
Jesus sabia que nos últimos dias pessoas usariam milagres para se alcançar popularidade e adesão. E tendo em mente esses mercadores da Experiência, Ele disse:
"Nem todo que me diz; Senhor! Senhor! entrará no Reino do Céu, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está no Céu". Ele disse ainda que naquele dia lhe dirão; "Senhor, não expelimos demônios em Teu nome, em Teu nome não profetizamos, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Mas Eu lhes direi explicitamente; nunca vos conheci, apartai-vos de Mim vós que praticais a iniquidade". (Mateus 7:21-23).
Deus te abençoe!
Anexos finais:
Símbolos da Nova Era
1) Yin-Yang. Antigo símbolo oriental que representa o negativo-positivo. Simboliza o equilíbrio das energias cósmicas divinas com seus dois pólos opostos.
2) Pirâmide. Utilizada como captadora de energia cósmica.
3) Pomba com ramo. Simboliza a luta dos aquarianos pela paz e a esperança de que as águas de Peixes se sequem dando lugar à nova era.
4) Borboleta. Simboliza o aquariano que saiu das trevas do casulo de Peixes para a dimensão celestial de Aquário.
5) A mancha louca. Esotericamente, o nome já diz tudo: "mancha louca". É conhecida também como mancha de sangue e o objetivo é vulgarizar o sangue purificador de Jesus, com a finalidade de torná-lo banal e sem nenhum valor como elemento remissor dos pecados da humanidade.
6) Olho de Satã. É um símbolo da pesada. Usado em rituais de magia negra, está presente na simbologia de quase todas as sociedades secretas.
Atualmente, o olho de Satã é representado com uma lágrima em forma de losângulo. Essa figura geométrica representa dois triângulos, um superior e outro inferior, emendado pelas bases . Quer dizer a interação entre o céu e a terra, já que o triângulo é a representação dos três elementos vitais da terra: o ar, a água e o fogo. No caso do olho de Satã, a lágrima representa o choro por todos que estão fora do seu alcance
7) O Moita – Utilizado pela banda Pink Floyd- O boneco é Satanás espiando o mundo. Representa as pessoas que não se decidem por ele. São pessoas que estão tentando desesperadamente transpor o muro das suas próprias limitações em todos os ângulos, inclusive espiritual.
8) O arco-iris. Significa a ponte de ligação da alma do homem com as forças do Cosmos e com o próprio Lúcifer.
9) Cruz com laço. Desprezo ao pudor e a virgindade.
10) Unicórnio. Absoluta liberdade de opção sexual.
11) Fita entrelaçada. União infinita, perfeitae incontestável com as forças do Cosmos. (666).
12) Cruz de Nero. (pé-de- galinha)A verdadeira paz sem Cristo.
13) Casal transpessoal. O fim do casamento. A Nova Era instituiu o ômega como representação da família, acreditando que o atual sistema de organização familiar esteja chegando ao fim.
14) Estrela de cinco pontas. O reino de Lúcifer e o homem sendo deificado.
15) Fido dido. Personagem surgida na onda da Nova Era, em tempos recentes. Foi criado nos EUA para identificar a marca de uma "griffe" de confecção. Posteriormente, a bizarra figura passou a ser usada também como marca de perfume, que faz sucesso em diversos países do mundo. Esta figura retrata um jovem conforme a ótica de seu criador, ou seja, a caricatura de um personagem da sociedade moderna, demonstrando em seus traços a loucura insana que o autor entende ser uma característica dos tempos atuais.
16) Cruz Suástica. Também chamada Cruz Gamada, ficou conhecida em todo o mundo por ter sido adotada como símbolo do nazismo por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Suástica vem da língua sânscrita que significa "está tudo bem" ou "assim seja" e, segundo os místicos, implica em aceitação, indicando vida, movimento, prazer, felicidade e boa sorte.
Ligados à atividades vinculadas ao movimento Nova Era
1. UNESCO.
2. Hare Krishna.
3. Clube de Roma.
4. Lojas Maçônicas.
5. Sei-Cho-No-iê.
6. Papa João Paulo II.
7. Vale do amanhecer.
8. Cidade Eclética
9. Templo da Boa Vontade.
10. Livrarias esotéricas em geral.
11. Espiritismo em todos os níveis.
12. Concílio Mundial de Igrejas.
13. Shirley Maclaine.
14. Ordem dos templários.
15. Grupos de Gnose.
16. Yoga.
17. Cidade da Paz – Univ. Holística de Brasília.
18. Sociedade Teosófica.
Erros doutrinários da Nova Era
DEUS
A Nova Era ensina que tudo é Deus. Que Deus não é uma pessoa, mas uma força, uma energia, uma consciência universal. Os adeptos crêem que os homens, animais, vegetais e minerais fazem parte da divindade. Consideram a Terra como uma divindade, a quem chamam de Mãe-Terra.
Refutação: (I Reis 19.11-13)
JESUS CRISTO
É uma figura importante no processo do desenvolvimento da humanidade e do mundo. É a personificação de um Mestre Universal que se encarna em vários mestres espirituais. A maioria dos adeptos da Nova Era acredita que dos doze aos trinta anos Jesus esteve na Índia, e a sabedoria que obteve lá é a súmula de todas as tradições da espiritualidade e da mística. Afirmam que não se pode compreender bem a Bíblia sem que ela seja lida à luz dos elementos religiosos do budismo e do hinduísmo.
Refutação: (Mateus 16.13-17; João 1.1; Tiago 1.5)
O SER HUMANO
Shirley Maclaine, uma das propagadoras da Nova Era, afirmou: "Cada pessoa é um universo: se você se conhece, conhece tudo".
Entendem que o problema básico do homem é que ele não sabe que é Deus. Chegará a essa compreensão através do processo da reeencarnação. Sua consciência deve evoluir até se tornar uma "consciência cósmica".
Refutação: (Isaías 43.10; Hebreus 9.27)
ECOLOGIA
Gaia é a deusa Mãe-Terra. É um organismo vivo, de dimensões planetárias, que tem sentimentos e vontade. Atribuem uma "vida espiritual" aos elementos da natureza (talvez por isso, admitam que São Francisco poderia conversar normalmente com os animais, a lua, as árvores, etc.).
O ideal da Nova Era é a devoção à natureza e ao homem do campo. Isso pode explicar o encanto que têm pelas coisas "naturais". Encontram, consciente ou inconscientemente, algo "sagrado" nelas.
Refutação: (Romanos 1.18-23)
OS GRANDES MESTRES
São os espíritos dos antepassados e espíritos da natureza. Acreditam que é possível a comunicação com os mortos.
Variam na maneira como estabelecem essa crença. Eles podem falar pelas cartas, tarôs, cristais, pirâmides, pedras diversas, cores, perfumes, através de audição, pela sensibilidade, visões, aparições, mantras, êxtases, etc. Tudo é válido; todas as formas de ocultismo conhecidas pela humanidade podem se enquadrar nas práticas da Nova Era.
Refutação: (Deuteronômio 18.11; Jó 7.9,10; Isaías 8.19,20)
PECADO E SALVAÇÃO
Ensinam : "O mundo real é atingido quando você se conscientiza de que a base do perdão é bem real e plenamente justificada (isto é, que, como ‘filho de Deus", você é de fato sem pecado e, portanto, merece o perdão)." Como no hinduísmo, esses pregoeiros ensinam a salvação através de três caminhos: das obras, do conhecimento e da devoção. Nada de Cristo nem de Sua salvação pela graça. Negam o pecado, afirmando que o problema da humanidade é a ignorância e que, por isso, o ser humano não precisa de perdão.
Refutação: (Atos 16.31; Efésios 2.8,9; Tito 3.5; Lucas 19.10; João 14.6; Atos 4.12).
O CÉU, O INFERNO E O JULGAMENTO FINAL
A Nova Era afirma que ninguém, com qualquer poder de raciocínio ou com qualquer crença num Deus de amor, aceita o Céu dos clérigos nem tem qualquer desejo de ir para lá.
Refutação: A Bíblia, porém, descreve o juízo em que o Senhor Jesus Cristo presidirá e separará as ovelhas dos bodes, os salvos dos descrentes, de acordo com suas obras (Mateus 25.31-46). Os salvos entrarão no Reino de Deus, tendo o Céu por lar e receberão galardões (I Coríntios 3.10-15; Romanos 14.10, 12; II Coríntios 5.9,10). Já os ímpios entrarão naquele Reino que Jesus disse estar preparado para o diabo e os seus anjos desde a fundação dos tempos (Mateus 25.41).
fonte http://www.priscilaemaxwellpalheta.com

parcerias