sábado, 16 de agosto de 2014

O EVANGELHO NA VISÃO DE MARCION



Os estudos desse portal são feitos em cima do Canon considerado oficial, isto é, os estudos são montados e uma analise criteriosa é feita dessa bíblia, essa que temos em mãos, alinhando as descobertas da ciência, sempre considerando erros de tradução e adulterações. Os judeus influenciaram o mundo com sua religião e o império romano com seus interesses políticos e econômicos estabeleceu a religião oficial, a saber, o catolicismo mascarado de cristianismo. Neste estudo a analise será feita segundo a visão de Marcion ou Marcião.

Jesus Cristo chegou aqui no nosso universo pregando uma mensagem completamente oposta à torá, e a do velho testamento inteiro, isto é, o evangelho pregado pelo filho de Deus é diferente dos mandamentos e das leis morais e cerimoniais dados a Moisés e aos profetas do antigo concerto. Mesmo porque os mandamentos do deus jeová somente tinha validade ao povo hebreu, excluindo assim o resto do mundo. essas leis e esses mandamentos que constam no velho testamento não foram dados pelo Deus que Jesus Cristo veio apresentar ao mundo, pois quem ditava as leis no Monte Sinai, o monte maldito, era um querubim e esse anjo é YHWH que não veio da parte do Pai, e nem foi enviado por Deus. Como a tradução correta do tetragrama se perdeu no cativeiro babilônico esse querubim poderoso ficou conhecido como Yahweh ou Jeová. 

Neste blog tem mais de 100 estudos comprovando a diferença de personalidade, comportamento e frutos dados por Jeová e pelo pai de Jesus, que são opostos. Muitos dormem na conversa da teologia e não conseguem enxergar que Jeová é um demônio que só se aquieta com sangue e morte. A grande mentira e o grande golpe dado pelo império romano encabeçado por Constantino no conselho de Niceia na formação do Canon, foi dizer que o deus que os judeus adoravam era o Pai que Jesus veio revelar ao mundo. Até então não existia bíblia, que significa conjunto de livros. Não existia velho e novo testamento, o que existia na época eram manuscritos diversos, mas de onde veio a grande ideia de fazer um livro com manuscritos “inspirados” que deveria ser seguido por todos?

Primeiro Canon Bíblico
Marcião era uma figura entre os primeiros cristãos considerado herético de renome na história da igreja nascente. Sua interpretação da vida de Jesus Cristo ajudou a inspirar a noção de que certas teologias deveriam ser sancionadas como ortodoxas e outras, como heréticas, um conceito até então desconhecido nos círculos eclesiásticos e teológicos. Preocupada e reagindo à popularidade da doutrina de Marcião, a igreja começou então a sistematizar um conjunto de crenças que seriam consideradas ortodoxas por todo o cristianismo católico e protestante, pois a reforma protestante foi como trocar seis por meia dúzia. Marcião foi o primeiro líder cristão a propor e montar um cânon bíblico. Após Marcião, a teologia cristã passa a dividir os textos entre os que se alinhavam bem com uma “régua de medida" (Canon) de pensamento teológico aceito e não aceito. Esta bifurcação teve um papel essencial na finalização da estrutura do conjunto de livros que é a bíblia, uma vez que o ímpeto inicial para finalizar o cânon surgiu justamente da oposição à proposta de Marcião.

Marcion foi o criador dos termos velho e novo testamento. O marcionismo foi um movimento que forçou a igreja antiga a se movimentar e se organizar, coisa que Roma sabia, e sabe fazer muito bem, ou seja, apressou o processo de formação do cânon do NT, do credo ortodoxo e a organização da igreja católica. Por causa de Marcion existe até hoje o conceito de velho e novo testamento, pois até incomodar a igreja católica esse conceito não existia. O marcionismo ajudou a acelerar o processo de canonização das escrituras do novo testamento, já que a própria igreja não tinha atentado para separar os livros inspirados e não inspirados. Marcion ensinava que Jeová era um anjo mau, e ele estava certo. Os estudos dos manuscritos judaicos, juntamente com outros escritos que circulavam na época (maioria incorporada no cânon do NT) levaram Marcion a concluir que muitos dos ensinamentos de Jesus Cristo eram incompatíveis com as ações de deus no antigo testamento que é Jeová. Mas o que isso significa? Simples, o judaísmo nada tem haver com ensinos de Jesus Cristo. Marcion, jamais afirmou que a bíblia e as escrituras judaicas eram falsas, ele apenas os rejeitou. Os primeiros cristãos já tinham sua própria bíblia, feita por Marcion e este foi o primeiro Canon das escrituras, e a igreja católica na seqüência fez o mesmo, mas de seu modo e com suas manipulações e interesses sórdidos. 


A Bíblia segundo Marcião
Marcion nasceu na atual Turquia, filho de um bispo, foi para Roma, converteu-se ao cristianismo, se tornou um teólogo influente e montou sua própria seleção de textos sagrados e isso acorreu antes da formação do Canon considerado oficial no concílio de Niceia. A bíblia de Marcião era bem diferente da que conhecemos hoje. Marcion era considerado gnóstico, porque pregava que o deus do VT, o deus dos judeus era um ser maligno. Na visão de Marcion o deus hebraico era um demônio e sanguinário, e controlava apenas o mundo material. Já o universo espiritual seria dominado por um deus amoroso, o Pai de Jesus Cristo. A primeira bíblia da história editada por Marcião continha apenas o evangelho de João, uma parte do evangelho de Lucas (pois o atual esta adulterado) e 11 cartas paulinas, e nenhuma página do velho testamento. Por volta de 170, o gnosticismo foi declarado proibido pelas autoridades eclesiásticas católicas, e o primeiro editor da bíblia cristã acabou excomungado. Roma, até então pior inimiga dos cristãos, ia se rendendo à nova fé. Em 313, Constantino se aliou à igreja, mas muitos pensam que ele havia se tornado cristão. Ele pretendia usar a força crescente da nova religião para fortalecer seu império. Para isso, no entanto, precisava de uma fé una e sólida. A pressão de Constantino levou os mais influentes bispos cristãos a se reunirem no Concílio de Nicéia, em 325. Ali, surgiu o cânone do cristianismo, a lista oficial de livros que, segundo a igreja, realmente haviam sido inspirados por deus. O problema é que ninguém enxergou o que fora inspirado pelos anjos, isto é, as malignidades cometidas por Jeová na lei foram atribuídas ao Pai.

A escolha também era política. E por isso definiram o que iria entrar, ou ser eliminado, das escrituras. Eles escolheram os evangelhos de marcos, Mateus, Lucas e João para representar a biografia oficial de cristo. Os textos excluídos do cânone ganharam o nome de apócrifos. a bíblia de Marcion  tinha dois evangelhos: Uma parte do evangelho de Lucas, o evangelho de João e as dez epístolas autênticas de Paulo. A igreja católica se organizou com o único propósito: Destruir o Canon de Marcion, considerando assim seus ensinamentos heresia. O papa destruiu todos os livros de Marcion e perseguiram todas as pessoas que ensinavam que Jeová não era deus. Os papas e padres católicos, começaram a compilar sua própria bíblia, porque eles precisavam se contrapor ao Canon de Marcion que era forte na época. Lucas não foi um dos doze como muita gente pensa, mas foi discípulo de Paulo e um continuador de sua doutrina. A torá e os escritos hebraicos tomou a fazer parte da bíblia oficial de Roma, e o tal eles chamaram de velho testamento. 

Constantino e sua cúpula manipularam e interpolaram o verdadeiro evangelho de Lucas que apenas uma parte é verdadeira, que constava na primeira bíblia mais ou menos no ano 130 DC, pois os quatro evangelhos que temos hoje em nossas mãos estão cheios de manipulações e ligações com o judaísmo e carece de ser esmiuçado e analisado cuidadosamente. A igreja católica também acrescentou atos dos apóstolos, I e II Timóteo, Tito, Hebreus e Apocalipse. Vale lembrar que o livro do apocalipse nem era agregado ao Canon a um tempo atrás, justamente por uma divergência teológica por não se saber se o João dos evangelhos era o mesmo do apocalipse, pois a mensagem é complemente diferente. Desse modo o Canon oficial foi fechado. Muito tempo depois houve a reforma protestante encabeçada por Martinho Lutero. A igreja católica acrescentou mais cinco livros que antes eram considerados apócrifos, mas que depois foram agregados e assim temos dois cânones: Católico e Protestante. A igreja católica teve muito trabalho para destruir todo o material de Marcion, mas pelas refutações foi possível reconstruir quase todo seu material. 

O Grande Apostolo Paulo
Primeiro: Os apóstolos de Jesus Cristo o desobedeceram, pois Jesus mandou que o evangelho fosse pregado por toda a terra e todos eles ficaram em Jerusalém. O maior apostolo de Jesus é sem dúvida nenhuma o Apostolo Paulo que desmascara Jeová, suas leis e seus mandamentos que Paulo declara que são ministério de morte. As cartas de Paulo são fundamentais para comprovarmos quem é Jeová. Como nas cartas de Paulo houve interpolação fica complicado para muitas pessoas compreenderem a verdade. Você sabia que metade das 13 cartas atribuídas ao apóstolo Paulo não são consideradas escritos seus? Isso mesmo, são as cartas deuteropaulinas. Alguns estudiosos dizem que essas cartas foram escritas por discípulos de Paulo. As cartas chamadas deuteropaulinas são: II tessalonicenses, colossenses, efésios, I e II timóteo e tito. Nelas são refletidos situações e questões diferentes das outras cartas paulinas, por isso são chamadas deuteropaulinas. Essa prática de escrever uma carta e assiná-la com o nome de uma pessoa reconhecida acontecem em outros textos. As cartas paulinas devem ser cuidadosamente analisadas se não contém ligações com a maldição dos ensinos do velho testamento.

Já o material de Marcion conseguiram destruir, mas as cartas de Paulo ficou mais sutil adulterar e foi isso que a igreja católica fez. Acrescentaram cartas, e adulteraram em algumas das verdadeiras e enxertam o livro de atos para ele se alinhar a doutrina do velho testamento, pois Paulo foi o primeiro a começar a pregar a graça de Cristo, pois todos os apóstolos queriam continuar na lei. Veja só o que Paulo declarou sobre Pedro que insistia em continuar nas praticas malditas da lei de Jeová: Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão; Gl 2:7. Pedro e os outros apóstolos queriam continuar nas praticas inúteis da lei que Cristo já tinha anulado na cruz. 

Pelo dicionário temos a definição de interpolação: Interromper (a sucessão ou série de coisas com outra ou outras). Meter (uma coisa) no meio de outra. Intercalar num texto (o que o pode explicar ou adulterar). Alternar. Foi isso que a igreja católica fez com os textos sagrados. O cânone hebraico (velho testamento dado por Jeová) já estava finalizado e começou a se alastrar pelo oriente médio. A primeira tradução completa do antigo testamento foi por volta do ano200 A.C. ela foi feita a mando do rei Ptolomeu 2º em Alexandria. A primeira tentativa de organizar a bagunça das escrituras ocorreu por volta do ano 142 d.c, e o responsável não foi o papa nem a igreja, mas um rico comerciante de navios chamado Marcião, foi esse grande homem que incomodou tanto a cúpula católica que o considerou como o grande herege que já existiu na história da igreja.

A arqueologia surgiu, no século 19, e textos antigos foram encontrados nas areias do oriente médio. É o caso de um polêmico texto encontrado em 1886 no Egito. Ele é assinado por uma certa “Maria” que muitos acreditam ser a Madalena, discípula de Jesus, presente em vários trechos do novo testamento. O evangelho atribuído a ela é bem feminista: Madalena é descrita como uma figura tão importante quanto Pedro e os outros apóstolos. Nos primórdios do cristianismo, as mulheres eram aceitas no clero e eram inclusive, consideradas capazes de fazer profecias. Foi só no século 3 que o sacerdócio virou monopólio masculino, o que explicaria a censura da apóstola e seu testemunho. Aliás, tudo indica que madalena não foi prostituta, ideia que teria surgido por um erro na interpretação do livro sagrado. No ano 591, o Papa Gregório fez um sermão dizendo que Madalena e outra mulher, também citada nas escrituras e essa sim ex-pecadora, na verdade seriam a mesma pessoa (em 1967, o vaticano desfez o equívoco, limpando a reputação de Maria). 

Na evolução da bíblia, foram aparecendo vários trechos machistas e suspeitos. É o caso de uma passagem atribuída ao apóstolo Paulo: “A mulher aprenda (...) com toda a sujeição. Não permito à mulher que ensine, nem que tenha domínio sobre o homem (...) Porque Adão foi formado primeiro, e depois Eva”. É provável que Paulo jamais tenha escrito essas palavras porque, na época em que ele viveu, o cristianismo não pregava a submissão da mulher. Acredita-se que essa parte tenha sido adicionada por algum escriba por volta do século 2. Essa e muitos textos foram adicionados às cartas de Paulo. Marcion só entendeu que Jeová não era Deus pelas revelações de Paulo e analisando os frutos que Jeová deu no antigo testamento, comparando com os frutos de Jesus Cristo deu, que são exatamente iguais a se seu Pai, o Deus de amor. Quem já analisou o velho testamento e o novo pôde comprovar a gritante diferença entre Jeová e o Pai que Jesus veio revelar a raça humana. 

Marcion não foi autor de nenhum evangelho, nem tão pouco escreveu algum, o que conhecemos como o evangelho de Marcion, é: Uma parte do evangelho de Lucas, o evangelho de João e 10 cartas paulinas. No entanto a igreja também havia interpolado e manipulado os escritos de Paulo e enxertado elementos do velho testamento, e mais uma vez Marcion entra na história para promover a limpeza também nas epístolas paulinas adulteradas pela maldita igreja católica. Um ponto de extrema importância precisa ser observado: Roma jamais perseguiu a igreja católica, Roma perseguia e matava os verdadeiros cristãos, isto é, matava aqueles que criam no evangelho de Jesus Cristo e que rejeitavam o velho testamento. Pelo contrário, Roma fez aliança coma igreja católica. Depois da fusão estado+religião estabelecendo assim uma única e valida religião, que começou a perseguição a qualquer doutrina que fosse diferente daquela estabelecida pelo papa. A igreja católica odiava Marcion porque Marcion rejeitou o deus de Israel, que é Jeová o falso deus.

(Fonte: Wikipédia e revista Superinteressante)site :http://jeovanaoeopai.blogspot.com.br/2013/05/o-evangelho-segundo-visao-de-marcion-os.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias