terça-feira, 19 de novembro de 2013

" CENOURA A TODA PODEROSA"

Cenoura para colorir 412x550 Cenoura

Cru ou cozinhado, este legume nutritivo favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Muito rica em vitamina A, a cenoura tem várias propriedades medicinais e poder bronzeador

Originária do Afeganistão, a cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas cem gramas deste legume. Desde o ano 500 antes de Cristo, quando foram registadas as suas primeiras sementes, que a cenoura era cozida em ensopados para curar doentes.
Os benefícios da cenoura, chegada à Europa no século XIII, são imensos. Rica em vitamina A, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
Comer a cenoura crua é sem duvida uma das melhores formas de ingerir este legume. Ralada ou inteira, e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões. O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é óptimo para curar bronquites, sendo ainda indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite. Na fase do crescimento ela é essencial: é eficiente contra o crescimento retardado em crianças, na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções.
Mas os seus benefícios não se ficam por aqui. As cenouras têm várias propriedades medicinais, tais como anti-séptica, antimicrobiana, aperiente, bronzeadora, cicatrizante, citostática, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.
Doentes de reumatismo, por exemplo, devem beber sumos de cenoura diariamente, assim como comer cenouras cruas antes das refeições. Também na tuberculose este legume, quando comido cru, é um importante complemento na alimentação. A cenoura crua e ralada é ainda excelente na cura de úlceras quando aplicada directamente no local afectado.
Por ser tão nutritiva, a cenoura deve ser ingerida pelo menos três vezes por semana. É um dos legumes que se conserva por maior período de tempo, e o seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob a forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces. 
Vitaminada
A cenoura tem um elevado teor de caroteno (provitamina A), responsável pela coloração amarela dos vegetais e que no organismo se transforma em vitamina A. Tem uma pequena quantidade de vitamina C e contém óleos essenciais e pectina (a mesma função da maçã, que fomenta a formação de gelatina). Fonte de vitamina E, que tem uma importante acção antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fólico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular -, a fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.



Cada vez mais popular no Brasil e no mundo, a cenoura vem se tornando a principal fonte de saúde de milhões de pessoas, ela traz muitos benefícios que você pode conferir aqui.
Cenoura e suas vitaminas

Vitaminas da Cenoura

As vitaminas da cenoura são extremamente importantes para a nossa saúde, em vários pontos. Vamos destacar hoje as principais vitaminas da cenoura e os seus efeitos, esperamos que depois de descobrir todas essas vitaminas presente nas cenouras você comece a incluir ela em sua dieta!
A Cenoura possui as seguintes vitaminas:
  • Vitamina A
  • Vitamina B2
  • Vitamina B3
  • Vitamina C

Vitamina A – Vitaminas da Cenoura

Esta é a principal vitamina entre as vitaminas da cenoura, ela é considerada essencial para o corpo humano e a deficiência da mesma pode nos trazer um problema sério, um tipo de cegueira que pode ser evitada e acaba deixando mais de 25% dos sobreviventes da xeroftalmia (falta de vitamina A) com cegueira definitiva. A falta de vitamina A também causa diarreia em diversas crianças desnutridas, causando a morte de 23% das crianças que morrem com este sintoma.
Cenouras
Como vimos, a vitamina A é extremamente importante para manter a nossa visão saudável e melhorar a capacidade de nossa visão noturna, além disso a vitamina A também é importante para vários outros fatores como:
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Protege e melhora a pele
  • Desenvolvimento dos ossos
  • Dentes e gengiva mais bonitos e saudáveis
Esses são os principais benefícios da vitamina A que é a principal das vitaminas da cenoura.

Vitamina B2 – Vitaminas da Cenoura

  • Ajuda a emagrecer, usando a gordura e os carboidratos como energia para o corpo
  • A vitamina B2 é obrigação para cabelos, pele, olhos e fígado saudáveis
  • A vitamina também ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso
  • Combate as enxaquecas
  • Previne a catarata
  • Combate e previne a anemia

Vitamina B3 – Vitaminas da Cenoura

Essa é mais uma das vitaminas da cenoura, a vitamina B3 também é conhecida como niacina e é essencial para transformar os alimentos que comemos em energia. A falta da vitamina B3 pode causar deficiências como diarréia, falta de apetite (pode causar falta de outras vitaminas e mais problemas), fadiga, insônia, irritação, e muitos outros problemas como a depressão e até mesmo problemas de pele.
  • Combate a Pelagra
  • Ajuda a diminuir o colesterol
  • Manutenção das células da pele
  • Melhora a circulação
  • Mantém a unha, pele e os cabelos saudáveis e com boa aparência
  • Mantém o bom funcionamento do sistema digestivo
Vitaminas da cenoura

Vitamina C – Vitaminas da Cenoura

A vitamina C é muito conhecida em frutas como a laranja e as pessoas pensam que sua função é unicamente o sistema imunológico, combatendo gripes e resfriados. Porém a vitamina C é muito mais que isso, vamos ver os outros benefícios da vitamina C:
Melhora a imunidade, criando anticorpos
Previne as doenças cardíacas, de visão, problemas nas articulações, hemorragia e o envelhecimento
Renova as células da pele, é muito usada em cremes
Melhora o humor
Faz o corpo absorver o ferro consumido
Combate o crescimento das células cancerígenas
Reduz o risco de AVC
É usada no tratamento contra as drogas
Vitaminas da Cenoura – A cenoura é um alimento saudável?

Então pessoal, depois de todos as vitaminas da cenoura que nós vimos, acredito que não seja nem preciso falar que a cenoura e suas vitaminas são muito saudáveis para quem simplesmente quer se manter em forma e para todo mundo que busca emagrecer e levar uma vida com muito mais qualidade de vida.
  • Melhora a imunidade, criando anticorpos
  • Previne as doenças cardíacas, de visão, problemas nas articulações, hemorragia e o envelhecimento
  • Renova as células da pele, é muito usada em cremes
  • Melhora o humor
  • Faz o corpo absorver o ferro consumido
  • Combate o crescimento das células cancerígenas
  • Reduz o risco de AVC
  • É usada no tratamento contra as drogas

Vitaminas da Cenoura – A cenoura é um alimento saudável?

Então pessoal, depois de todos as vitaminas da cenoura que nós vimos, acredito que não seja nem preciso falar que a cenoura e suas vitaminas são muito saudáveis para quem simplesmente quer se manter em forma e para todo mundo que busca emagrecer e levar uma vida com muito mais qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias